Panorama histórico da Teoria Celular

Elda Cristina Carneiro da Silva, Joanez Aparecida Aires

Resumo


Resumo

Este artigo apresenta uma breve exposição dos episódios históricos envolvidos na construção da Teoria Celular, com base em fontes secundárias e apoio de fontes primárias, na tentativa de contribuir para o enfrentamento da ideia de haver um conhecimento científico verdadeiro e definitivo, tal como apresentado em muitos livros didáticos de Biologia, sob a forma de enunciados dogmáticos dessa teoria. O objetivo principal dessa reconstrução histórica é responder a pergunta: O que ocorreu durante os quase 200 anos transcorridos desde a primeira observação da célula, atribuída a Robert Hooke, no século XVII, até a publicação da Teoria Celular por Schwann, em 1839? É possível constatar, ao longo desse resgate, o processo coletivo e histórico de construção do conhecimento, o contexto filosófico da época, a provisoriedade/dinamicidade da ciência, controvérsias e métodos utilizados pelos cientistas. Os estudos decorrentes dessa teoria também são abordados. Constatamos que o embasamento teórico adquirido por meio de estudos sobre a História da Ciência pode contribuir para o enriquecimento da educação em Biologia.

Palavras-chave: Teoria Celular; História da Ciência; Educação em Biologia.

Abstract

This article presents a brief summary of historical episodes involved in the construction of the Cell theory, based on secondary sources and on the support of primary sources, in an attempt to query the concept of the existence of a real and definitive scientific knowledge, as shown in many biology textbooks, in which dogmatic statements of this theory are presented. The main objective of this historical summary is to answer to the question: What happened during the nearly 200 years since the first observation of the cell, attributed to Robert Hooke in the seventeenth century, until the publication of the Cell Theory by Schwann in 1839? Throughout this rescue it can be seen the collective and historical process of construction of knowledge, the philosophical context of the time, the temporality / dynamics of science, disputes and methods used by scientists. The studies under this theory are also covered. We note that the theoretical foundation acquired through studies on the History of Science can contribute to the improvement of education in Biology.

Keywords: Cell Theory; History of Science; Education in Biology.


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