A História da Ciência na formação de professores

Autores

  • Alexandre Mattos Pires Ferreira Universidade Anembi Morumbi
  • Maria Elisa de Mattos Pires Ferreira Universidade Anhembi Morumbi

Resumo

Neste artigo discutimos a importância de se introduzir a História da Ciência nos cursos de Formação de Educadores para o Ensino Básico. Defendemos a posição de que o conhecimento da História da Ciência contribui sobremaneira para a compreensão do conteúdo das diversas disciplinas constituintes dos currículos escolares. O texto aborda a defasagem do ensino atual frente às demandas da vida contemporânea e a urgência de encontrarmos alternativas para superar essa situação. Nesse contexto, a História da Ciência poderá lançar luz sobre o significado dos conhecimentos escolares e, dessa forma, aproximar a escola do mundo vivido.

Biografia do Autor

Alexandre Mattos Pires Ferreira, Universidade Anembi Morumbi

Doutor e Mestre em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Bacharel e Licenciado em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Bacharel em Matemática e em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhembi Morumbi. Atualmente é professor da Universidade Anhembi Morumbi, do Centro Universitário FIEO e na Escola do Futuro, em São Paulo (SP). Tem experiência na área de Física , com ênfase em Instrumentação Específica de Uso Geral em Física

Maria Elisa de Mattos Pires Ferreira, Universidade Anhembi Morumbi

Bacharel e Licenciada em Física (PUCSP), Licenciada em Pedagogia (FECS), Especialista em Psicopedagogia Clínico-Institucional (ESAB), Mestre em Educação (PUCSP), Doutora em Educação (PUCSP), Pós-Doutora em Ciências Sociais (PUCSP)Atualmente é professora pesquisadora da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, lecionando em cursos de pós-graduação. Tem experiência na área de Educação, particularmente em Formação de Professores e em estudos relacionados à Aprendizagem Humana, trabalhando prioritariamente com os seguintes temas: formação de professores, psicopedagogia, cotidiano escolar, problemas de aprendizagem, psicopedagogia institucional, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Publicou vários artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos. Publicou também vários capítulos de livros. Participou de eventos no exterior e no Brasil. Tem orientado trabalhos de iniciação científica e monografias de lato sensu e dissertações de mestrado nas áreas de Educação e Psicopedagogia. Em suas atividades profissionais tem interagido com diversos colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.

Downloads

Publicado

2010-11-15

Edição

Seção

História da Ciência e Ensino