O episódio histórico das teorias do flogisto e calórico: criando interfaces entre a História e Filosofia da Ciência e o Ensino de Química na busca pela humanização do trabalho científico.c

Autores

  • Letícia do Prado Universidade Estadual Paulista
  • Marcelo Carbone Carneiro

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2018v18p153-180

Resumo

Resumo

A análise de episódios da história da ciência pode ser usada como uma estratégia didática que promove a superação de visões descontextualizadas da ciência. Permitindo que os alunos vivenciem a construção do conhecimento científico e percebam que eles não são feitos a partir de lampejos de genialidade ou de maneira isolada. Tornando-se impossível elencar apenas um indivíduo para representar a formulação de uma lei ou teoria. Neste trabalho nosso objetivo é apresentar a contribuição de Lavoisier no episódio histórico sobre o abandono da teoria do flogisto e ascensão da teoria do calórico, salientando a importância dada a experimentação no século XVII e XVIII e buscando com isto nos livrar de narrativas anedóticas, descontextualizadas e elitistas ainda presentes no Ensino de Química que colocam este personagem como pai da química moderna.

Palavras-chave: História e Filosofia da Ciência; Ensino de Química; Lavoisier.

Abstract

The analysis of episodes of the history of science can be used as a didactic strategy that promotes the overcoming of decontextualized visions of science. This makes the students experience the construction of scientific knowledge and realize that they are not made from glimpses of genius or in an isolated way, being impossible to list only an individual to represent the formulation of a law or theory. In this work, our objective is to present the real contribution of Lavoisier in the historical episode about the phlogiston theory abandonment and the rise of the caloric theory. From this, it is possible to stress the importance given to experimentation during the 17th and 18th century, seeking to get rid of anecdotal, decontextualized and elitist narratives that are still present in the Teaching of Chemistry that put this personage like father of the modern chemistry.

Keywords: History and Philosophy of Science; Chemistry teaching; Lavoisier.

Biografia do Autor

Letícia do Prado, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda e mestre pelo Programa de Pós Graduação em Educação para Ciência

Marcelo Carbone Carneiro

Professor do Departamento de Ciências Humanas e Diretor da Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação da UNESP. Livre-docente em Filosofia, Doutor e Mestre em Educação, ambos os títulos pela UNESP.

Downloads

Publicado

2018-11-28

Edição

Seção

História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula