A história da punção venosa e o cuidado de enfermagem

Ana Cristina Lima Mimoso Caramelo, Maria da Conceição Alves Rainho Soares Pereira, Maria Zita Pires Castelo Branco, Carlos Alberto Granjo dos Santos, Patrícia Maria Rodrigues Pereira Pires

Resumo


Resumo

O estudo de revisão integrativa da literatura científica realizado, permitiu a análise da evolução equipamentos e de produtos e específicos de punção venosa, bem como compreender o desenvolvimento de competências dos enfermeiros, no sentido da prestação de cuidados de qualidade. A intervenção do enfermeiro no que concerne à punção venosa, exige um conjunto de conhecimentos e competências para a administração de soluções no sistema circulatório, para a tomada de decisão fundamentada, num contexto em que a abordagem a situações de saúde agudas e crónicas é cada vez mais complexa. Os cuidados de enfermagem integram intervenções relativas à preparação do doente, seleção e manutenção do local de punção, preparação e administração da terapêutica, assim como os cuidados relacionados com a troca do cateter. Para a realização do procedimento no sentido de contribuir para a implementação de boas práticas, o enfermeiro necessita de dispositivos e tecnologias para o acesso ao sistema venoso, definidas como tecnologias duras, que permitem salvar e prolongar a vida aos doentes. A evolução tecnológica destes equipamentos tem mostrado um grande avanço no campo da saúde e tem proporcionado ao enfermeiro o desenvolvido conhecimento e competências para o cuidado de enfermagem de elevada qualidade aos doentes que necessitam de punção venosa.

Palavras-chave: punção venosa; competências; cuidar em enfermagem.

Abstract

The integrative literature review allowed the analysis of venipuncture and equipment evolution, as well as understanding the development of nurses' skills in providing quality nursing care. The intervention of nurses in relation to venipuncture requires a set of knowledge and techniques for administering solutions in the circulatory system, for informed decision making, in which the approach to acute and chronic health situations is increasingly complex. Nursing care includes interventions related to puncture site selection and maintenance, therapy preparation and administration, as well as catheter replacement care. To perform the procedure and contribute to the implementation of good practices, nurses need devices and technologies to access the venous system, these were define as hard technologies that save and prolong the lives of patients. The technological evolution of these devices and technologies, constitute a great advance in the health field and provided the nurse with knowledge and skills for high quality nursing care to patients who need venipuncture.

Keywords: venous puncture; skills; nursing care.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2178-2911.2019v20espp89-96