Os exames nacionais de Física e Química e a evolução curricular

Autores

  • Maria Cecília Silva FCT-UNL, Lisboa, Portugal
  • Vítor Duarte Teodoro FCT-UNL, Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2019v20espp672-684

Resumo

Resumo

A evolução da nossa sociedade impõe uma atualização frequente dos currículos em Ciência. A atualização pode ser compreendida através da análise da evolução dos exames nacionais. Atendendo ao papel fulcral que os exames têm desempenhado na formulação e implementação de aprendizagens e currículos, este artigo analisa alguns aspetos da evolução dos exames nacionais de Física e Química, exemplificando implicações dinâmicas entre os exames (diferentes conteúdos e aprendizagens) e os currículos, no âmbito das reformas curriculares ocorridas em Portugal. Nesta abordagem, não pretendemos apresentar uma resenha de momentos negativos de reformas do ensino de 1950 a 2018, mas antes mostrar que o ensino tem atualmente maiores exigências, quer ao nível da lecionação, quer ao nível de currículos, enfatizando um maior nível de competências no domínio do raciocínio abstrato, paralelamente com a flexibilização curricular.

Palavras-chave: Exames, Currículo, Modelos de Avaliação

Abstract

The evolution of our society imposes the constant updating of the Sciences curricula. The updates can be understood through the analysis of the evolution of the national exams. Keeping in mind the central part national exams have been performing in the design and implementation of learning and curricula, the analysis of the evolution of the Physics and Chemistry national exams shows the dynamic implications between the exams (different contents and learning) and the curricula, in the realm of the curricular reforms that happened in Portugal. This approach does not aim to show a compilation of the negative moments of the reforms from 1950 to 2018, but to show that our school system nowadays has a higher demand level, both at the teaching level as well as the curricular level, highlighting a higher level of competence in abstract thinking, alongside with curricular flexibility.

Keywords: Tests, Curricula, Evaluation Models

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Publicado

2019-12-29

Edição

Seção

Suplemento