O enfoque evolutivo como eixo integrador em uma proposta didática para o ensino da diversidade dos seres vivos

Gabriel Vanzo Rodrigues, Lúcio Ely Ribeiro Silvério, Daniela Cristina De Toni

Resumo


Resumo

A evolução biológica é considerada um eixo central e unificador dos conhecimentos biológicos, uma vez que sua compreensão é necessária para o entendimento de uma série de conceitos e processos biológicos. Nesse sentido, o enfoque evolutivo assume um importante papel para tais entendimentos, sendo o pensamento evolutivo indispensável para a compreensão das diferentes áreas da Biologia, ciência que explica os fenômenos da vida. A compreensão dos fenômenos evolutivos, enquanto processo contínuo e unificador dos conteúdos biológicos no ensino e da história da ciência pode ocorrer por meio das mais variadas temáticas em Biologia. O presente trabalho discutiu acerca do potencial do enfoque evolutivo e da história da ciência como elementos estruturadores dos conteúdos que envolvem a diversidade dos seres vivos. Para isso, foram analisados documentos oficiais de orientação curricular brasileiros que tratam o tema e foi aplicado um questionário sobre o assunto com professores membros de um projeto de educação comunitário. Com o resultado dessa análise, foi possível propor uma sequência didática que possa colaborar no sentido de integrar os conhecimentos evolutivos e científicos ao ensino da diversidade dos seres vivos. Dessa maneira, a construção dos conhecimentos a respeito desses conteúdos no ensino médio pode ser potencializada, considerando os seres humanos como agentes do processo científico e seu compromisso com o ensino desses temas nos dias atuais.

Palavras-chave: Ensino de Biologia; evolução biológica; história da ciência no ensino.

Abstract

Biological evolution is considered a central and unifying axis of biological knowledge, since its understanding is necessary for the comprehension of a series of biological concepts and processes. In this sense, the evolutionary approach assumes an important role for such understandings, being the evolutionary thinking indispensable for a comprehension of the different areas of Biology, science that explains the phenomena of life. The understanding of evolutionary phenomena, as a continuous and unifying process of biological contents in teaching and the history of science, may occur through the most varied themes in Biology. This study discussed about the potential of the evolutionary approach and the history of science as structuring elements of the subject-matters that involve the diversity in the living world. To achieve this, Brazilian official documents of curricular orientation that address this subject were analyzed and a questionnaire about the topic was applied to teachers who were members of a community education project. With the result of this analysis, it was possible to propose a didactic sequence that could collaborate in the sense of integrating the evolutionary knowledge and scientific to the teaching of the diversity in the living world. Thus, the construction of knowledge about these contents in high school can be enhanced, considering human beings as agents of the scientific process and their commitment to teaching these themes nowadays.

Keywords: Biology teaching; biological evolution; history of science in teaching.


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DOI: https://doi.org/10.23925/2178-2911.2019v20espp623-631

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