A História da Química como disciplina de graduação: Levantamento de concepções de graduandos do IQ/UFBA

Autores

  • Helio Elael Bonini Viana UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
  • Letícia dos Santos Pereira
  • Maria da Conceição Marinho Oki

Resumo

A disciplina História da Química oferecida ao curso de graduação em Química da UFBA é ministrada para estudantes de bacharelado e licenciatura, com a ressalva que a mesma só é obrigatória para os licenciandos. Pesquisas realizadas por Oki e Moradillo apontam para o fato dessa disciplina ser um excelente espaço para discussão de aspectos da filosofia da ciência. Nesse contexto, vale ainda ressaltar que concepções acerca da história da ciência entre estudantes de química já foram estudadas por Cheloni, Autuori e Porto, revelando que muitos, entre estes alguns que já cursaram a disciplina História da Ciência, apresentam concepções peculiares a uma historiografia da ciência caracterizada como antiga. Assim, com o intuito de colher informações para o planejamento dessa disciplina, a qual transcorre durante o primeiro semestre letivo de 2011, foi elaborado um questionário com o propósito de investigar as concepções prévias de estudantes pertinentes à história da química. No total foram colhidos 13 questionários do período diurno e 06 do noturno. As questões propostas tiveram por objetivo: diagnosticar as expectativas em relação à disciplina, revelar algumas possíveis implicações da história da química para o ensino, tabular os químicos que são lembrados pelos estudantes, bem como a imagem de cientista predominante entre os alunos e identificar os episódios da história química considerados mais significativos. Atentando para os resultados, concluiu-se que a maior parte dos estudantes iniciantes na disciplina de História da Química no IQ-UFBA, apresenta uma visão de história da química como sendo uma cronologia de fatos históricos que apontam para sua evolução, numa perspectiva linear e acumulativa. Essa mesma concepção também é apontada por muitos como sendo a maneira mais interessante de abordar a história da química em sala de aula. Frases do tipo “ao se introduzir qualquer assunto, pode-se falar da história de como começou e como é vista atualmente” são recorrentes entre os estudantes.

Downloads

Publicado

2011-12-07

Edição

Seção

História da Ciência e Ensino