Análise dos relatórios de auditoria sobre as demonstrações contábeis das companhias listadas na B3 em 2019

Ivan Viana Araújo Vital, Stephanie Kalynka Rocha

Resumo


 

O relatório de auditoria é o resultado do trabalho do auditor independente, no qual expressa uma opinião sobre as demonstrações contábeis da companhia. Dito isso, o presente estudo teve como objetivo geral: analisar os relatórios de auditoria sobre as demonstrações contábeis das companhias listadas na B3 referentes ao exercício de 2019. Classificou-se o estudo como um levantamento de dados para fins exploratórios e descritivos (survey) na área de conhecimento da Auditoria. O objeto de estudo são os relatórios de auditoria independente sobre as demonstrações contábeis das empresas de capital aberto com ações negociadas na B3 referentes ao exercício de 2019 emitido até março de 2020, cuja totalidade desses relatórios refere-se a 403. Verificou-se que a maioria dos relatórios com opinião não modificada e com opinião com ressalva foram emitidos por firmas Big Four. Por outro lado, as abstenções de opinião foram emitidas, em sua maior parte, por firmas não Big Four. Destaca-se também que 230 das 403 companhias auditadas são dos setores Financeiro, de Consumo Cíclico e de Bens Industriais. Entretanto, apenas os setores de Comunicações, Saúde, Tecnologia da Informação e Outros foram os únicos nos quais não houve a emissão de opinião modificada. As investigações de autoridades públicas, a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e COFINS e as incertezas relativas à continuidade operacional motivaram uma parcela considerável das ressalvas. Além disso, a recuperação judicial e as incertezas relativas à continuidade operacional foram as bases para abstenção de opinião mais frequentes.

 


Palavras-chave


Relatório de auditoria; demonstrações contábeis; companhias abertas; opinião

Texto completo:

PDF

Referências


Almeida, Marcelo Cavalcanti. (2019). Auditoria: abordagem moderna e completa. 9. ed. São Paulo, Atlas.

Camargo, Raphael Vinicius Weigert. (2012). Determinantes Dos Pareceres Dos Auditores Independentes Emitidos Às Companhias Negociadas Na Bm&Fbovespa. Dissertação de Mestrado em Contabilidade. UFSC.

Conselho Federal de Contabilidade (CFC). NBC TA 200 (R1): Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Condução da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria. Recuperado em 20 junho, 2020, de https://cfc.org.br/tecnica/normas-brasileiras-de-contabilidade/nbc-ta-de-auditoria-independente/.

Conselho Federal de Contabilidade (CFC). NBC TA 700: Formação da Opinião e Emissão do Relatório do Auditor Independente sobre as Demonstrações Contábeis. Recuperado em 20 junho, 2020, de https://cfc.org.br/tecnica/normas-brasileiras-de-contabilidade/nbc-ta-de-auditoria-independente/.

Conselho Federal de Contabilidade (CFC). NBC TA 705: Modificações na Opinião do Auditor Independente. Recuperado em 20 junho, 2020, de https://cfc.org.br/tecnica/normas-brasileiras-de-contabilidade/nbc-ta-de-auditoria-independente/.

Crepaldi, Silvio Aparecido; Crepaldi, Guilherme Simões. (2019). Auditoria Contábil: teoria e prática. 11. ed. São Paulo, Atlas.

Damascena, Luzivalda Guedes; Paulo, Edilson. (2013). Pareceres De Auditoria: Um Estudo Das Ressalvas E Parágrafos De Ênfase Constantes Nas Demonstrações Contábeis Das Companhias Abertas Brasileiras. Revista Universo Contábil. v. 9, n. 3, p. 104-127. Blumenau.

Damascena, L. G.; Firmino, J. E.; Paulo, E. (2011). Estudo sobre os pareceres de auditoria: análise dos parágrafos de ênfase e ressalvas constantes nas demonstrações contábeis das companhias listadas na Bovespa. Contabilidade Vista & Revista, v. 22, n. 2, p. 125-154.

Garçon, Juliana. (2012). Empresas ignoram lei sobre auditoria externa. Ibracon na Mídia. Disponível em: Acesso em: 30 jun. 2020.

Gramling, Audrey; Rittenberg, Larry; Johnstone; Karla. (2011). Auditoria. Tradução de Antonio Zoratto Sanvicente. 7 ed. Cengage Learning.

Leone, Arthur. (2018). Auditoria para Concursos: Teoria e questões comentadas. 2. ed. Rio de Janeiro, Ferreira.

Pereira, Alexandre Demetrius. (2018). Auditoria das Demonstrações Contábeis. 2. ed. São Paulo, Saraiva.

Pereira, Fernando Rocha; Machado, Nathan Vasconcellos de Almeida Rezende Machado; Pinheiro, Laura Edith Taboada; Dutra, Saulo Ribeiro. (2017). Auditoria Contábil: Um estudo acerca da relação entre o relatório dos auditores e as características da empresa auditada. XIV Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. São Paulo.

Santana, André Gobette; Bezerra, Francisco Antonio; Teixeira, Silvio Aparecido; Cunha, Paulo Roberto da. (2014). Auditoria Independente E A Qualidade Da Informação Na Divulgação Das Demonstrações Contábeis: Estudo Comparativo Entre Empresas Brasileiras Auditadas Pelas Big Four E Não Big Four. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ. v. 19, n. 3, p. 70-87. Rio de Janeiro.




DOI: https://doi.org/10.23925/cafi.v4i1.51919

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

A Revista CAFI apoia a Declaração de São Francisco sobre Avaliação de Pesquisa (DORA)

 Cirad assina a Declaração de São Francisco sobre a avaliação da pesquisa (DORA). Logo da iniciativa DORA



Indexadores

Conforme Qualis único de  2017-2018 (divulgado em 2019)


 

 

 

logo

 

Diretórios 

 

 

 

 

Creative Commons

 

A Revista Cafi adota a licença do CC-BY Creative Commons Attribution 4.0

 


ISSN 2595-1750