Construção do Saber na Contabilidade:

um debate sobre estilos de aprendizagem e metodologias ativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/cafi.v6i1.60461

Palavras-chave:

Estilos de Aprendizagem, Metodologias Ativas, Ensino-Aprendizagem, Ciências Contábeis

Resumo

A partir dos avanços no debate sobre o processo de ensino-aprendizagem e suas novas configurações, esta revisão bibliográfica buscou apresentar a holística das metodologias ativas no processo educacional. Inseriu-se nessa discussão as características individuais que podem sugerir diferentes preferências na aprendizagem, destacando estilos de aprendizagem. A fim de trazer um panorama geral sobre os estudos de estilos de aprendizagem, foram apresentados alguns modelos sob os quais esses estilos podem ser expressos. Além disso, foi estabelecido um vínculo entre as metodologias ativas e os estilos de aprendizagem. A partir dessa relação construída, foi realizada uma breve revisão de estudos sobre metodologias ativas e estilos de aprendizagem aplicados ao ensino contábil brasileiro. Os resultados mostraram que, embora haja complexidade nesse cenário, têm sido feitas tentativas de inclusão de metodologias ativas no ensino de ciências contábeis no cenário brasileiro. Estudos têm analisado os efeitos dos estilos de aprendizagem dos alunos e professores, assim como os métodos de ensino utilizados, e evidenciaram a importância de considerar os estilos de aprendizagem no planejamento de estratégias de ensino. A adoção de metodologias ativas mostrou-se influente no desempenho dos alunos, e estratégias como trabalho em grupo, leitura dirigida e aula expositiva foram consideradas eficazes na aprendizagem. Espera-se que esta revisão possa auxiliar no entendimento dos conceitos relacionados aos temas aqui discutidos e criar reflexões para fomentar o planejamento e possível adoção de metodologias ativas no ensino superior em ciências contábeis.

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Publicado

2023-04-01

Como Citar

Souza, G. H. D. (2023). Construção do Saber na Contabilidade: : um debate sobre estilos de aprendizagem e metodologias ativas. CAFI, 6(1), 61–76. https://doi.org/10.23925/cafi.v6i1.60461