Práxis de educação financeira sob a ótica de militares
DOI:
https://doi.org/10.23925/cafi.71.66322Palavras-chave:
educação financeira, planejamento financeiro, independência financeira, aposentadoria, militaresResumo
Este estudo teve como objetivo analisar o conhecimento de educação financeira dos militares. Para tanto, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, exploratória e o estudo de caso. Os dados obtidos foram por meio de aplicação de questionários, junto a 124 militares da cidade do interior do estado do Mato Grosso do Sul. Os resultados apontam que a maioria não possui uma boa educação financeira, não conhecem sobre investimentos e não sabem como atingir independência financeira. Grande parte da amostra possui empréstimos e financiamentos, e não tem fundos para emergência. As maiores preocupações dos respondentes referem-se sobre a manutenção do padrão de vida após a aposentadoria no serviço público, outros não realizam nenhuma ação para mudar este cenário. A metade, praticamente, possui outra fonte de renda por estarem insatisfeitos com a remuneração do serviço principal.
Referências
Amorim, P. A. (2016). Finanças pessoais: Planejamento para a aposentadoria e independência financeira. Disponível em: http://repositorio.aee.edu.br/bitstream/aee/10476/1/Patrick%20Amorim%20%20Finan%C3%A7as%20Pessoais%3B%20Planejamnto%20para%20a%20Aposentadoria%20e%20Independencia%20Financeira.pdf. Acesso em: 27 jan. 2022.
Andrade, J. P., Lucena, W. G. L. (2018). Educação financeira: uma análise de grupos acadêmicos. E&G Economia e Gestão, Belo Horizonte, v.19, n.49, p.103-121. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/10121
Atkinson, A., & Messy, F. (2012). Measuring financial literacy: results of the OECD / International Network on Financial Education (INFE) pilot study. OECD Working Papers on Finance, Insurance and Private Pensions, (15). doi: https://doi.org/10.1787/5k9csfs90fr4-en
Carvalho, L. A., Scholz, R. H. (2019). Se vê o básico, quando a turma rende: Cenário da educação financeira no cotidiano escolar. Revista Brasileira de Gestão e Inovação, Caxias do Sul, v.6, n.2, p.102-125. Disponível em: https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/5817
Cerbasi, G. (2005). A riqueza da vida simples. São Paulo: Ed. Sextante.
Claudino, L. P., Nunes, M. B., Oliveira, A. R., & Campos, O. V. (2009). Educação financeira e endividamento: um estudo de caso com servidores de uma instituição pública. Anais do Congresso Brasileiro de Custos, Fortaleza, Brasil, 16. Disponível em: https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1029
Clayton, M., Zegarra, J., & Wilson, J. (2015). Does debt affect health? Cross country evidence on the debt-health nexus. Social Science and Medicine, 130, 51-58. doi: https://doi.org/10.1016/j.socscimed.2015.02.002
Dietrich, J., & Braido, G. M. (2016). Planejamento Financeiro Pessoal para Aposentadoria: Um Estudo com Alunos dos Cursos de Especialização de uma Instituição de Ensino Superior. Sociedade, Contabilidade e Gestão, 11(2), 29-52. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/scg/article/view/13378
Domingos, R. (2013). Terapia Financeira: Realize seus sonhos com Educação Financeira. São Paulo: editora DSOP, 30p.
Faria, L. H. C. de. Planejamento Financeiro Pessoal. (2008). Disponível em: https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/235/8984/1/20551138.pdf. Acesso em: 10 jan. 2022.
Fiori, D. D., Mafra, R. Z., Fernandes, T. A., Barbosa Filho, J., Nascimento, L. R. C. (2017). O efeito da educação financeira sobre a relação entre adimplência e trabalhadores na cidade de Manaus. Revista da Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, Rio Grande, v.21, n.2, p.31-45. Disponível em: https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/7215
Gans, E. B. S. (2016). A importância da educação financeira para a estabilidade econômica e independência financeira de pessoas de baixa renda. Disponível em: https://revistafae.fae.edu/revistafae/article/viewFile/407/291. Acesso em: 20 jan. 2022.
Gorla, M. C., Dal Magro, C. B., Silva, T. P., & Nakamura, W. T. (2016). A Educação financeira dos estudantes do ensino médio de rede pública segundo aspectos individuais, demográficos e de socialização. Anais do Congresso de Controladoria e Contabilidade, São Paulo, Brasil, 16. https://congressousp.fipecafi.org/anais/16UspInternational/299.pdf
Greenspan, A. (2005). The importance of financial education today. Social Education, 69(2), 64. Institute of Education Science. Editora: National Council for the Social Studies. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ711371
Lanzarini, N. Jr. (2018). A alfabetização financeira dos microempreendedores individuais da grande Florianópolis. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/188581/Monografia%20Neri%20Junior%20Lanzarini.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 15 dez. 2021.
Lopes, L. C. (2014). Adoção de práticas de controles financeiros e não financeiros por microempreendedores individuais. 2014. Disponível em: https://ges.emnuvens.com.br/gestaoesociedade/article/view/1930/1099. Acesso em: 15 dez. 2021.
Marconi, M. A., Lakatos, E. M. (2006). Fundamentos da metodologia científica. 6. Ed. São Paulo: Atlas.
Oliveira, S. F., Santana, P. M. (2019). Educação financeira no local de trabalho. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, Rio de Janeiro, v.13, n.1, p.123-149.
Parisi. J. (2021). Como conquistar a independência financeira. Disponível em: https://blog.apprendafixa.com.br/financas/conheca-as-diferencas-entre-independencia-e liberdade-financeira/. Acesso em: 03 jan. 2022.
Pinto, M. de R., & Lara, J. E. (2011). As experiências de consumo na perspectiva da teoria da cultura do consumo: identificando possíveis interlocuções e propondo uma agenda de pesquisa. Cad. EBAPE.BR, 9(1), 37-56.
Reis, T. (2021). Independência financeira: o que é e como alcança-la. Disponível em:https://www.suno.com.br/artigos/independenciafinanceira/#:~:text=A%20independ%C3%AAncia%20financeira%20%C3%A9%20o,empresa%20%E2%80%94%20para%20bancar%20as%20contas. Acesso em: 20 dez. 2021.
Ribeiro, S. P., Rizzo, M. R., Scarausi, V. G. S. (2020). Educação financeira sob a ótica da análise bibliométrica embasada no portal SPELL. Revista Brasileira de Administração Científica: v. 11 n. 3. Disponível em: https://www.sustenere.co/index.php/rbadm/issue/view/178
Savoia, J. R., Saito, A., & Santana, F. (2007). Paradigmas da educação financeira no Brasil. Revista de Administração Pública, 41(6), 1121-1141. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/6620
Silva, G. O., Silva, A. C. M., Vieira, P. R. C., Desiderati, M. C., & Neves, M. B. E. D. 2017. Alfabetização financeira versus educação financeira: um estudo do comportamento de variáveis socioeconômicas e demográficas. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, 7(3), 279-298. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/financ/article/view/3726
Simeão, J. A., Santos, S. C. dos, & Ferreira, M. M. 2011. Educação Financeira nas Escolas: um estudo nas escolas públicas do ensino médio do município de Juranda/PR. Anais do Encontro de Produção Científica e Tecnológica, Campo Mourão, PR, Brasil, 6.
Sobianek, P., Barrocas, L., Araújo, T., Ribeiro, S., & Tisott, S. 2021. Educação Financeira: análise do conhecimento e atitudes financeiras na ótica dos estudantes de ensino médio. Revista Contabilidade e Controladoria. V. 13, n. 3. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/rcc/article/view/78965. Acesso em 21 fev. 2022.
Sociedade Militar. Militares endividados. 2018. Disponível em: http://www.sociedademilitar.com/militaresendividados. Acesso em: 10 dez. 2021.
Teixeira, A. de O., Wunderlich, A. N. H., Santos, F. de C. dos, & Ferreira, R. T. L. 2010. Vantagens e desvantagens da implantação da disciplina educação financeira nas escolas de ensino médio na cidade de Pinhais - PR. Trabalho de Conclusão de Curso de graduação, Curso de Administração, Departamento de Administração, Faculdades de Pinhais, Pinhais, PR, Brasil. Disponível em: https://educacaofinanceira.com.br/wp-content/uploads/2021/11/tcc-vantagens-e-desvantagens-da-implantacao-da.pdf
Vieira, K. M, Paraboni, A. L., Campara, J. P., Potrich, A. C. G., & Kunkel, F. I R. 2014. O uso do cartão de crédito por universitários: análise do perfil, da compra compulsiva e do conhecimento financeiro. Revista Estudo & Debate, 21(2), 100-122. Disponível: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/617
Vignoli, J. 2016. Aposentadoria. Disponível em: http://www.spcbrasil.org.br Acesso em: 27 jan. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 CAFI
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Declaração de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.