Práxis de educação financeira sob a ótica de militares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/cafi.71.66322

Palavras-chave:

educação financeira, planejamento financeiro, independência financeira, aposentadoria, militares

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar o conhecimento de educação financeira dos militares. Para tanto, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, exploratória e o estudo de caso. Os dados obtidos foram por meio de aplicação de questionários, junto a 124 militares da cidade do interior do estado do Mato Grosso do Sul. Os resultados apontam que a maioria não possui uma boa educação financeira, não conhecem sobre investimentos e não sabem como atingir independência financeira. Grande parte da amostra possui empréstimos e financiamentos, e não tem fundos para emergência. As maiores preocupações dos respondentes referem-se sobre a manutenção do padrão de vida após a aposentadoria no serviço público, outros não realizam nenhuma ação para mudar este cenário. A metade, praticamente, possui outra fonte de renda por estarem insatisfeitos com a remuneração do serviço principal.

Biografia do Autor

Silas Anderson de Oliveira Júnior , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduado em Ciências Contábeis pels (UFMS) Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Marçal Rogério Rizzo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduado em Ciências Econômicas (Bacharelado) pelas Faculdades Integradas Toledo de Araçatuba; em Ciências Contábeis (Bacharelado); em Administração (Bacharelado); em Gestão Financeira (Tecnológico); em Gestão Pública (Tecnológico); em Processos Gerenciais (Tecnológico) e em Gestão Estratégica Empresarial (Tecnológico) pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Também é graduado em Educação Financeira (Tecnológico) pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Fez especialização (Lato Sensu) em Economia do Trabalho e Sindicalismo pela Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Economia / Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho - IE/CesiT (1999), especialização (Lato Sensu) em Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas pela Universidade Federal de Lavras (2005), especialização (Lato Sensu) em Docência no Ensino Superior no Centro Universitário Toledo de Araçatuba (UNITOLEDO) (2008), especialização (Lato Sensu) em Gestão e Manejo Ambiental na Agroindustrial pela Universidade Federal de Lavras (2008), especialização (Lato Sensu) em Terapia Financeira (Metodologia DSOP) pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) (2019); especialização (Lato Sensu) em Educação Financeira com Neurociência para Docentes (Metodologia DSOP) pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) (2020); especialização (Lato Sensu) em Inovação Empreendedora (Metodologia DSOP) pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) (2020); especialização (Lato Sensu) em Educação Inovadora: Mindset Aplicado à Educação pelo Centro Universitário UniDomBosco (2020); especialização (Lato Sensu) em Gestão de Investimentos e Educação Financeira (Metodologia DSOP) pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) (2021); especialização em Investimentos e Blockchain pelo Centro Universitário UNIBTA - Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada (2022); MBA em Finanças e Mercado de Capitais (2022) pela Trevisan Escola de Negócios; especialização em Gestão de Seguros, Compliance e Risco pelo Centro Universitário UNIBTA - Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada (2023) e MBA em Investimentos & Asset Allocation pelo Centro Universitário UNIBTA - Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada em parceria com o Grupo Primo (2023). O mestrado (Stricto Sensu) foi realizado em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (2004). Em agosto de 2010 concluiu o doutorado (Stricto Sensu) em Geografia (Dinâmica e Gestão Ambiental) Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Campus de Presidente Prudente). É Professor Associado III da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) - Campus de Três Lagoas, ministrando aulas nos cursos de Administração; Ciências Contábeis; Direito e Engenharia da Produção.

Eloi Almiro Brandt , Universidade de Santa Cruz do Sul

Possui mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Santa Cruz do Sul(UNISC). Foi professor da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Professor convidado em cursos de MBA da UNISINOS, IMED, UNIVATES, UCS, UNIJUI, UNIARP, SETREM, CESURG e UNOESC.. Tem experiência na área de gestão, com ênfase em Finanças, Custos, e em Planejamento Estratégico, atuando principalmente nos seguintes temas: desempenho, custos, informações gerenciais, estratégia competitiva, performance e controladoria. Foi coordenador na UNISC, do curso de graduação em Ciências Contábeis Campus de Sobradinho,, e dos MBAs em Controladoria, Gestão Estratégica de Custos e do curso de Especialização em Cooperativismo de Crédito. Foi Chefe do Departamento de Ciências Contábeis de 2016 a 2019. Elabora e coordena cursos de Especialização sobre a temática do Cooperativismo, em especial do ramo Crédito. Atua como consultor empresarial na área de Custos e Precificação.

Geraldo Luiz Filho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis Costa Braga, (1983). Pós-graduado em Marketing pela Universidade Colégio Objetivo - UNIP (1998), Mestrado Profissional em Administração pela Universidade Cidade de São Paulo (2002) e Doutor em Administração de Empresas/Marketing, pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE-SP (2015). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, estratégia empresarial, recursos humanos, teoria geral da administração e empreendedorismo.

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Publicado

2024-05-01

Como Citar

Ribeiro, S. P., Oliveira Júnior , S. A. de ., Rizzo, M. R. . ., Brandt , E. A. ., & Filho, G. L. . (2024). Práxis de educação financeira sob a ótica de militares. CAFI, 7(1), 106–128. https://doi.org/10.23925/cafi.71.66322