Por que as nações fracassam: as origens da riqueza, da prosperidade e da pobreza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/ddem.v.1.n.7.61361

Palavras-chave:

Direito, Economia, Estado, Instituições, Desenvolvimento

Resumo

Este trabalho visa fazer uma análise do livro de 2012 Porque as nações fracassam, coautoria de Daron Acemoglu e James A. Robinson. Neste livro, os autores mostram que são as instituições políticas e econômicas criadas pelo homem que estão por trás do sucesso ou fracasso econômico. Centraliza sua discussão no papel das instituições econômicas como direitos de propriedade seguros e instituições políticas como eleições livres e justas na promoção do desenvolvimento. Os dados são apresentados com distribuição geográfica baseados em dados quantitativos e qualitativos. Com base em quinze anos de pesquisa original, eles reúnem evidências históricas do para construir uma nova teoria da economia política com grande relevância para as grandes questões da atualidade.

Biografia do Autor

Marcelo Sasso, Fundação Getúlio Vargas - FGV - São Paulo, SP

Advogado; Gestor Público; Mestrando em Gestão Pública (FGV-SP); Pós-graduado em Direito Público (PUC-RS); Pós-graduado em Direito Imobiliário (Damásio); Pós-graduado em Direito Processual Civil (Damásio); Pós-graduado em Direito Constitucional (Damásio); Bacharel em Direito (UNIFIEO). 

Referências

ACEMOGLU, Daron & ROBINSON, James. Por que as nações fracassam: as origens da riqueza, da prosperidade e da pobreza; tradução de Cristiana Serra. Rio de Janeiro, Elsevier, 2013. ISBN 9786555605402.

Downloads

Publicado

2023-05-11