A Economia Digital:

O enquadramento, os problemas e os desafios que se colocam aos sistemas fiscais

Autores

  • Rui Miguel Zeferino Ferreira Instituto Superior de Entre Douro e Vouga/Professor-Adjunto

DOI:

https://doi.org/10.23925/2526-6284/2022.v10n10.59560

Palavras-chave:

economia digital, tributação, sistemas fiscais, privacidade, concorrência

Resumo

No século XXI assiste-se ao desenvolvimento da economia digital e ao crescimento exponencial dos lucros gerados por algumas empresas digitais, o que em conjunto com vários problemas que se colocam na definição da base tributária dos bens digitais, da qual vem resultando a erosão tributária e a utilização de modelos de deslocalização dos lucros das sociedades da economia digital, resultou num apelo para a atualização do sistema fiscal internacional aplicável à economia digital. A tarefa não se apresenta de fácil equação, encerrando vários problemas e desafios, que a falta de consenso multilateral torna pouco viável a adoção de soluções unilaterais de tributação da economia digital, que correm o risco de aumentar desmesuradamente a carga fiscal sobre as empresas. Assim, no presente artigo desenvolve-se as linhas a seguir para a tributação da economia digital, nomeadamente, por via da tributação da recolha de dados pessoais, no qual se analisa a criação de um imposto específico unitário. Seguidamente, analisam-se os efeitos económicos potenciais da tributação sobre a economia digital, bem como os efeitos ao nível da privacidade e da concorrência, quer entre plataformas digitais, quer no âmbito da concorrência internacional. Daqui se concluirá pela necessidade de definir as características da atividade digital, com vista a concetualizar a criação de valor e a função de produção de serviços, nomeadamente, no mercado de dados pessoais. No que respeita aos efeitos económico concluiremos pela necessidade de implementação de um sistema fiscal específico para a economia digital, com fundamento no princípio de justiça, mas sempre ancorado no estudo e aplicação cuidadosa de soluções, para evitar danos colaterais ao nível da redução da atividade económica e do investimento estratégico.

Referências

ARMSTRONG, M. “Competition in two-sided markets”, in RAND Journal of Economics. Vol. 37 (3), 2006, pp. 668-691.

BACACHE, M. “Tax competition, tax coordination, and e-commerce”, in Journal of Public Economic Theory. Vol. 20 (1), 2018, pp. 100-117.

BELLEFLAMME, P.; TOULEMONDE, E. “Tax Incidence on competing two-sided platforms”, in Journal of Public Economic Theory. Vol. 20 (1), 2018, pp. 9-21.

BLOCH, F.; DEMANGE, G. “Taxation and Privacy Protection on Internet Platforms”, in Journal of Public Economic Theory. Vol. 20 (1), 2018, pp. 52-61.

BOURREAU, M.; CAILLAUD, B.; DE NIJS, R. “Taxation of a Digital Monopoly Platform”, in Journal of Public Economic Theory. Vol. 20 (1), 2018, pp. 40-51.

COLLIN, P.; COLIN, N. Mission d’expertise sur la fiscalité de l’économie numérique. Relatório do Ministério da Economia e das Finanças de França, 2013.

COMISSÃO EUROPEIA. “A Fair and Efficient Tax System in the European Union for the Digital Single Market”. Comunicação da Comissão Europeia para o Parlamento Europeu e o Conselho, COM (2017) 547 final. Bruxelas: Comissão Europeia, 21 de setembro, 2017.

DISCHINGER M.; RIEDEL, N. “Corporate taxes and the location of intangible assets within multinational firms”, in Journal of Public Economics. Vol. 95, 2011, pp. 691-707.

HUIZINGA, H.; LAEVEN, L. “International profit shifting with multinationals: a multi-country perspective”, in Journal of Public Economics. Vol. 92 (5-6), 2008, pp. 1164-1182.

JONES, Ben; SEABROOK, Susan; SCILIBERTO, Sebastiano; et. al. “Taxing of the digital economy: Unilateral measures”, in Tax Journal, 1389. 2 de março, 2018, pp. 8 – 13.

JURANEK, S.; SCHINDLER, D.; SCHJEDERUP, G. “Transfer pricing regulation and taxation of royalty payments”, in Journal of Public Economic Theory. Vol. 20 (1), 2018, pp. 67-84.

KIND, H. J.; KÖTHENBÜRGER, M. “Taxation in Digital Media Markets”, in Journal of Public Economic Theory. Vol. 20 (1), 2018, pp. 22-39.

KOTSOGIANNIS, C.; SERFES K. Journal of Public Economic Theory. Vol. 12 (2), 2010, pp. 281-321.

SAND-ZANTMAN, Wilfried. Taxation in the Digital Economy. Institut D’Economie Industrielle. Maio, 2018.

Downloads

Publicado

2023-01-31