Demonstração da propriedade dos ângulos inscrito e central com auxílio do GeoGebra

Autores

  • Natalia Victorovna Kôrmysheva Dias Furtado Universidade de Cabo Verde
  • Isabel Sónia Martins Andrade ESCOLA SECUNDÁRIA ABÍLIO DUARTE, CABO VERDE

Palavras-chave:

GeoGebra, ângulo central de circunferência, ângulo inscrito de circunferência.

Resumo

Neste trabalho realiza-se um estudo com os alunos da turma do 9º ano de escolaridade, de uma Escola do Ensino Secundário de Cabo Verde. Nesta comunicação, faz-se uma exposição, descrição e análise das atividades realizadas na referida escola. O objetivo desta pesquisa é conduzir os alunos a demonstrar a propriedade existente entre ângulo inscrito e ângulo central de uma circunferência, que se apoiam no mesmo arco, com recurso ao GeoGebra e, a partir dessa experiência, verificar os conhecimentos adquiridos pelos alunos. Conclui-se que, o software da Geometria Dinâmica é um instrumento indulgente para a formalização da demonstração supramencionada.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Natalia Victorovna Kôrmysheva Dias Furtado, Universidade de Cabo Verde

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Álgebra, Lógica

Referências

DIAS FURTADO, J., GARCÍA-CABRERA, A. M. e GARCÍA-SOTO, M. G. (2017). Empreendedorismo em Economias em Desenvolvimento – Uma Aplicação ao Setor Turístico. Editora Dias Furtado, Lda, Praia, Cabo Verde.

FURTADO, N. V. K. D. E GONÇALVES, T. V. K. M. (2015). GeoGebra na descoberta de potencialidades cognitivas de problemas geométricos, II Colóquio cabo-verdiano de Educação. Políticas e práxis da Educação nas perspetivas e em contextos pós-coloniais – CEDU2015, Praia, 24 e 25 de abril, pp. 329–341.

GONÇALVES DA CRUZ, D. (2004). A utilização do ambiente dinâmico numa perspetiva construtivista para abordagem nos conteúdos de geometria analítica no ensino médio. VIII encontro nacional de educação matemática. Recife, julho de 2004, pp. 15- 18.

GRAVINA, M. A. (1996). Geometria Dinamica: Uma Nova Abordagem para o Aprendizado da Geometria. Anais do VII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Belo Horizonte, Brasil, novembro de 1996, pp. 1–13.

LIMA, M. L. DA S. E LINS, F. A. (2013). Uma proposta para o ensino e aprendizagem de geometria no ensino médio utilizando o Software GeoGebra. VII CIBEM, Montevideo, Uruguay, 16-20 de setembro de 2013.

Downloads

Publicado

2018-02-22

Como Citar

Furtado, N. V. K. D., & Martins Andrade, I. S. (2018). Demonstração da propriedade dos ângulos inscrito e central com auxílio do GeoGebra. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 7(1), 59–69. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/34649