O GeoGebra 3D na abordagem de sólidos tridimensionais: uma proposta para estudantes e professores

Autores

  • Quezia de Oliveira Vargas da Silva Universidade do Grande Rio
  • Eline das Flores Victer Universidade do Grande Rio

Palavras-chave:

Produto Educacional, Sólidos tridimensionais, GeoGebra 3D.

Resumo

A identificação de sólidos tridimensionais nem sempre é clara aos estudantes da educação básica. Com o objetivo de contribuir para o ensino de geometria espacial envolvendo o reconhecimento de prisma, pirâmide, cilindro, cone e esfera, foi elaborado um produto educacional para estudantes, que incentiva a utilização do GeoGebra 3D na apresentação de sólidos geométricos espaciais. Para testar o produto, ocorreu a experiência de abordar a geometria tridimensional, fazendo uso do software, com estudantes da terceira série do ensino médio da rede pública do estado do Rio de Janeiro. A metodologia está classificada como qualitativa com caráter exploratório. O material produzido pôde contribuir para uma abordagem dinâmica e de fácil compreensão, o que incentiva o estudante e auxilia o professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Quezia de Oliveira Vargas da Silva, Universidade do Grande Rio

Mestre em Ensino das Ciências e Matemática pela Universidade do Grande Rio (BolsistaSeeduc/RJ). Especialista em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática (UFF/Niterói-Cecierj). Professora nos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática.

Eline das Flores Victer, Universidade do Grande Rio

ossui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999), Mestrado em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003) e Doutorado em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é Professor Adjunto Doutor da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO) e bolsista PROPESQ B1, é Docente do Programa de Pós Graduação em Ensino das Ciências da Unigrarnio (PPGEC), no Mestrado Profissional em Ensino das Ciências na Educação Básica, na área de Concentração Ensino de Matemática, atuando nas Linhas de Pesquisa: Ensino das Ciências: Relações Sociais e a Cidadania e Ensino das Ciências: Inovações Tecnológicas.

Referências

CLAPHAM, C. & NICHOLSON, J. The concise Oxford dictionary of mathematics. OUP Oxford, 2009.

DOLCE, O. & POMPEO, J. N. Fundamentos da Matemática Ele-

mentar - Geometria espacial posição e métrica. Volume 10. São Paulo: Editora Atual, 2001.

REIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação – uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3ª edição. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

MOREIRA, M. A. O que é afinal Aprendizagem significativa? Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais, Instituto de Física, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, MT, 23 de abril de 2020. Aceito para publicação, Qurriculum, La Laguna, Espanha, 2012.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa em mapas conceituais. Porto Alegre: UFRGS, Instituto de Física, 2013.

Downloads

Publicado

2018-12-27

Como Citar

da Silva, Q. de O. V., & Victer, E. das F. (2018). O GeoGebra 3D na abordagem de sólidos tridimensionais: uma proposta para estudantes e professores. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 7(3), 34–48. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/36910

Edição

Seção

Relatos de Experiência