Investigando o ensino de funções quadráticas com a utilização do software Geogebra

Autores

  • José Robyson Aggio Molinari Universidade Estadual do Centro-Oeste

Palavras-chave:

Geogebra, Funções Quadráticas, Investigação.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo, investigar a utilização do software Geogebra no ensino de funções quadráticas, em uma turma do 9° ano do ensino fundamental de uma escola pública, analisando como as mídias tecnológicas e a investigação podem ser metodologias muito eficazes no desenvolvimento do aluno em relação à aprendizagem dos conteúdos matemáticos. Foi introduzido o conteúdo de funções quadráticas e algumas atividades referentes à construção de gráficos, em que foi realizada no caderno e posteriormente foi apresentado aos alunos o software Geogebra. Conclui-se que a eficácia da utilização de uma metodologia diferenciada no ensino, como o uso do software, sendo de maneira organizada e em conjunto com o conteúdo base dos alunos, torna-se uma ferramenta importante no entendimento dos conteúdos e despertando um maior interesse pelo conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Robyson Aggio Molinari, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Professor: Robyson Aggio

Doutorando em Ciência da Computação desde (2016-2020)

M.Sc. em Matemática (2015-2016)

Licenciatura em Matemática (2007-2010)

Departamento de matemática

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Referências

INFORSATO A. P. Atividades Investigativas com Software de Geometria Dinâmica. In: XXI Congresso de iniciação científica da

UNESP. São José do Rio preto, UNESP 2009.

LIMA, E.L. A Matemática do ensino médio. Vol 1. 9.ed. Rio de Janeiro: SBM 2006. 237p. (Coleção do Professor de Matemática; 13).

MALTEMPI, M. V. Construcionismo: Um pano de fundo para pesquisas em informática aplicada à educação matemática. 1ed.São Paulo - SP: Cortez, 2005, v. 01, p. 264-282.

MORAN, J.M. Desafios na Comunicação Pessoal. 3ª Ed. São Paulo: Paulinas, 2007, p. 162-166.

PONTE, J. P.M.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

VALENTE, J. A. A informática na educação: conformar ou transformar a escola. In: Perspectiva. Florianópolis, UFSC/CED, NUP, n. 24 p. 41 – 49 1996.

VALENTE, J. A. O uso inteligente do computador na educação. Revista Pátio, Ano l, n. 1, mai-jul. 1997.

Downloads

Publicado

2018-12-27

Como Citar

Molinari, J. R. A. (2018). Investigando o ensino de funções quadráticas com a utilização do software Geogebra. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 7(3), 3–18. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/39548

Edição

Seção

Artigos