Uso do GeoGebra em Cálculo Diferencial e Integral: Um mapeamento sobre a aprendizagem de Limite <br> Use of GeoGebra in Differential and Integral Calculus: A mapping on Limit Learning

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2020.v9i3p074-088

Palavras-chave:

Limite, Cálculo Diferencial e Integral, GeoGebra.

Resumo

No Brasil, a Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo tem sido um veículo importante de publicação e de busca por pesquisas e inovações, visando a melhoria do ensino e da aprendizagem com o uso do GeoGebra. Este artigo traz contribuições para o ensino de Limite da Função no ponto, com o uso deste ambiente dinâmico. Particularmente, mostra o mapeamento e a análise de 20 artigos publicados na Revista no período de 2012 a 2019. Foram localizados 6 estudos voltados para o Ensino Médio, 10 para o Ensino Superior e 4 destinados a formação continuada. A análise suscita reflexão sobre a inexistência de estudos voltados a essa temática, que é usualmente ensinada em cursos de Cálculo Diferencial e Integral. Indica também possibilidades de análises futuras sobre Limite que contribuam, principalmente, para a Licenciatura em Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

ALVARENGA, K.; SAMPAIO, M. GeoGebra: um trabalho concatenado entre a álgebra e a geometria no ensino superior. In: CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DE GEOGEBRA, 1., 13 a 15 de novembro de 2011. Anais... 2012. p. CXCIII - CCIV 2012

ALVES, F. Exploração de noções topológicas na transição do Cálculo para a Análise Real com o GeoGebra. In: CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DE GEOGEBRA, 1., 13 a 15 de novembro de 2011. Anais... 2012. p. 165-179.

ALVES, F. Discussão do uso do GeoGebra no contexto do Cálculo a várias variáveis. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, São Paulo, v.1, n.1, p. 05-19, 2012

ALVES, F.; LOPES, M. Métodos de Integração: uma discussão do seu ensino com apoio no software GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, São Paulo, v. 2, n.1, p. 05-21, 2013.

BALDINI, L; CYRINO, M. Função seno – uma experiência com o software GeoGebra na formação de professores de matemática. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, São Paulo, v.1, n.1, p. 150-164, 2012.

BRAZ, L.; CASTRO, G.; OLIVEIRA, P. O GeoGebra no estudo das funções trigonométricas: uma experiência em um minicurso com alunos do 2.º ano do Ensino Médio. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 70-84, 2019.

BRAZ, R.; SOARES, A.; SILVA, A.; ALVES, E.; CAMPELO, I.; MEZZOMO, I.; MENEZES, J. (Orgs.). Evidências científicas no ensino superior com o GeoGebra. 1. ed. Curitiba: CRV, 2019.

BRUNET, A.; LEIVAS, J.; LEYSER, M.; FRANKE, R. Provocação de situações de aprendizagem em cálculo com o apoio do GeoGebra. In: CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DE GEOGEBRA, 1., 13 a 15 de novembro de 2011. Anais... 2012 . p. CCCXXIII-CCCXXXV.

CRUZ, J. M. F. C. Funções de duas variáveis, representação gráfica e integração. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 47-70, 2019. doi: 10.23925/2237-9657.2019.v8i1p047-070

FIORENTINI, D.; PASSOS, C. L. B.; de LIMA, R. C. R. Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina matemática: período 2001-2012. Campinas: FE/Unicamp, 2016.

GRANDE, A.; VAZQUEZ, V. Resolução de problemas de otimização com o auxílio do software GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, São Paulo, v.3, n.1, p. 23-34, 2014

OLIVEIRA, R. A. de. Modos de produção de significados no ensino da derivada: um olhar para as dissertações do PROFMAT. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 3-25, 2019. doi:10.23925/2237-9657.2019.v8i2p003-025

OLIVEIRA, I.; GUIMARÃES, S; ANDRADE, J. As potencialidades do GeoGebra em processos de investigação matemática: uma análise do desenvolvimento de objetos de aprendizagem da EaD no ensino presencial. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, São Paulo, v.1, n.1, p. 265-279, 2012.

PEREIRA, R.; FREITAS, A.; VICTER, E. Integrações tecnológicas com o GeoGebra: uma proposta para professores que ensinam Matemática. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, São Paulo, v. 4, n.1, p. 29-44, 2015.

REZENDE, W.; PESCO, D.; BORTOLOSSI, H. Explorando aspectos dinâmicos no ensino de funções reais com recursos do GeoGebra. In: CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DE GEOGEBRA, 1., 13 a 15 de novembro de 2011. Anais..., 2012. p. 74-89.

RICHIT, A. Aspectos conceituais e instrumentais do conhecimento da prática do professor de cálculo diferencial e integral no contexto das tecnologias digitais. 244. Dissertação (Mestrado em Ensino e Aprendizagem de Matemática e seus Fundamentos Filosóficos-Científicos) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), UNESP, Rio Claro, 2010.

RICHIT, A.; BENITES, V.; ESCHER, M.; MISKULIN, R. Contribuições do software GeoGebra no estudo de cálculo diferencial e integral: uma experiência com alunos do curso de geologia. In: CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DE GEOGEBRA, 1., 13 a 15 de novembro de 2011. Anais... 2012. p. 90-99.

SANTOS, E.; MOTA, J.; BRITO, A.; FERREIRA, R. A utilização do GeoGebra no processo de ensino e aprendizagem da integral: uma articulação entre a pesquisa e a docência. In: CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DE GEOGEBRA, 1., 13 a 15 de novembro de 2011. Anais... 2012. p.129-143.

SOARES, L. Tecnologia computacional no ensino de matemática: o uso do GeoGebra no estudo de funções. In: CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DE GEOGEBRA, 1., 13 a 15 de novembro de 2011. Anais... 2012. p. LXVI – LXXX.

TENÓRIO, A.; COSTA, Z.; TENÓRIO, T. Resolução de exercícios e problemas de Função polinomial do 1.º grau com e sem o GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, São Paulo, v. 3, n. 2, p.104-119, 2014.

TENÓRIO, A.; RODRIGUES, S.; TENÓRIO, T. Estudo de funções polinomiais do 1. ° grau com o software GeoGebra e blogs. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, São Paulo, v.4, n.2, p. 122-137, 2015.

TRAMM, E.; CUNHA, J. A matemática por trás do logotipo do McDonald’s. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, São Paulo, v.1, n.2, p. 49-64, 2012.

VIEIRA, F. Funções definidas implicitamente por meio de equações: uma discussão sobre o uso dos softwares Geogebra e CAS maple. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, São Paulo, v.2. n.2, p. 123-141, 2013.

Downloads

Publicado

2020-12-11

Como Citar

Bairral, M. A., & Lobo, R. D. (2020). Uso do GeoGebra em Cálculo Diferencial e Integral: Um mapeamento sobre a aprendizagem de Limite &lt;br&gt; Use of GeoGebra in Differential and Integral Calculus: A mapping on Limit Learning. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 9(3), 74–88. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2020.v9i3p074-088

Edição

Seção

Artigos