O GeoGebra no estudo das funções trigonométricas: uma experiência em um minicurso com alunos do 2º ano do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2019.v8i1p071-085Keywords:
Trigonometria, GeoGebra, investigação matemática.Abstract
O presente trabalho tem o objetivo de apresentar resultados de uma experiência com o uso de tecnologias no ensino de Matemática na Educação Básica. A partir da literatura consultada, considera-se que a utilização das tecnologias na sala de aula tende a fazer com que os alunos assumam um papel ativo no processo de construção do conhecimento. Buscando ilustrar seu uso e vantagens, além de propiciar a experiência docente enquanto ainda licenciandos, foi planejada e desenvolvida uma atividade para o estudo das funções trigonométricas. A proposta, cujo objetivo principal era introduzir o estudo das funções trigonométricas e suas propriedades, com uma abordagem didática baseada na investigação matemática e fazendo uso do software GeoGebra, foi desenvolvida com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Formiga (MG). Os resultados mostraram que o uso do software GeoGebra contribuiu significativamente para a compreensão dos conceitos envolvidos, além do desenvolvimento do raciocínio e argumentação dos alunos. Enquanto futuros doentes, a experiência foi enriquecedora para a formação.
Downloads
Metrics
References
BORBA, M. C.; SILVA, R. S. R. da; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: Sala de aula e internet em movimento. 2016. p. 46-48.
BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 5ª ed. 2016.
BRAZ, L. H. C.; BRAZ, S. C.; CASTRO, G. T.. Função seno e seu gráfico. 2019. Disponível em: < https://www.geogebra.org/m/pyqctaz5>. Acesso em: 31 mar. 2019.
BRAZ; L. H. C.; CASTRO, G. T.; OLIVEIRA, P. M. Atividade_Estudo da função seno. 2019. Disponível em:< https://www.geogebra.org/m/pnepgjgy>. Acesso em: 31 mar. 2019.
______. Atividade_Estudo das funções cosseno e tangente. 2019. Disponível em:< https://www.geogebra.org/m/dyawjzvc>. Acesso em: 31 mar. 2019.
CARGNIN, C.; FRIZZARINI, S. T. Práticas de Ensino: Nocas Tecnologias e Jogos Didáticos. 2. ed. Maringá: Unicesumar, 2018. 156 p.
DIONÍZIO, F.Q.; BRANDT, C. F. Análise das dificuldades apresentadas pelos alunos do ensino médio em trigonometria. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (EDUCERE), X., 2011, Curitiba. Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação. Anais... Curitiba: PUCPR, 2011,14p. Disponível em: <http://educere.bruc.com.br/CD2011/ pdf/4728_2885.pdf >. Acesso em: 26 jan. 2018.
FREITAS, J. L. M. Teoria das situações didáticas. In: MACHADO, S. D. A. (Org.). Educação Matemática: uma (nova) introdução. 3 ed. São Paulo: EDUC, 2010, p. 77-111.
GRAVINA, M. A. Geometria Dinâmica: uma nova abordagem para o aprendizado de geometria. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 1996, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, 1996, 13p. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/espmat/disciplinas/midias_digitais_I/modulo_VIII/artigos.html>. Acesso em: 27 jan. 2018.
MAGARINUS, R. Uma proposta para o ensino de funções Através da utilização de objetos de Aprendizagem. 2013. 99f. (Dissertação de mestrado). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013. Disponível em: <http://ufsmprofmat.weebly.com/ uploads/9/3/5/6/9356672/dissertao_renata_magarinus.pdf>. Acesso em: 8 fev. 2018.
MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M.A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 13. Ed. Campinas: Papirus, 2000.
PEREIRA, E.; GUERRA, E. A. A utilização de applets no geogebra para a aprendizagem da trigonometria no ensino médio. Revista de Educação de Ciências e Matemática, v. 7, n. 3, p.53-72, 2016. Disponível em: <http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1073/828>. Acesso em: 13 maio 2018.
PONTE, J. P. da; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações matemáticas na sala de aula. 2ª ed. 2009.
LOPES, M. M. Sequência didática para o ensino de trigonometria usando o software GeoGebra. Boletim de Educação Matemática, v. 27, n. 46, 2013.
SANTOS, J. M. A.; SANTOS, J. B. Importância dos softwares educativos no Ensino-aprendizagem da matemática: Uma breve discussão. In: ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE OURO PRETO. ENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. VI. VIII, 2017, Ouro Preto. Anais... Ouro Preto: Editora UFOP, 2017. p. 449-461.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Submission, processing, and publication of articles sent to the journal and registration of the DOI at Crossref is free of charge.
Authors retain their copyright and grant the journal the right of first publication of their article, which is simultaneously licensed under a Creative Commons - Attribution 4.0 International license CC BY that allows others to share the article by acknowledging its authorship and initial publication by the journal.
The GeoGebra journal encourages its authors to register their work with information and communication management systems aimed at researchers, such as Academia.edu, Mendeley, ResearchGate, etc.