A compreensão do Teorema Fundamental do Cálculo em uma atividade exploratória com o uso do GeoGebra <br>Understanding the Fundamental Calculus Theorem in an exploratory activity using GeoGebra
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2020.v9i2p035-051Keywords:
Ensino de Análise, Teorema Fundamental do Cálculo, GeoGebra, Tecnologias no Ensino SuperiorAbstract
Neste artigo apresentar-se-á uma proposta de atividade para o estudo do Teorema Fundamental do Cálculo (TFC) na perspectiva da disciplina de Análise Real. O objetivo proposto é analisar as contribuições do uso do GeoGebra no estudo do TFC por meio da realização de uma atividade exploratória de gráficos que visa ressignificar sua aprendizagem. A pesquisa utilizou-se de uma abordagem metodológica qualitativa, inspirada na Engenharia Didática, para validar a atividade proposta. Os resultados mostraram que o recurso tecnológico utilizado atuou como dinamizador e motivador, potencializando e incentivando o processo de aprendizagem dos participantes. A sua utilização contribuiu para a compreensão do TFC e de conceitos que envolvem a integral de Riemann, bem como possibilitou uma discussão entre pesquisadores e participantes, favorecendo a construção e a ressignificação destes conceitos. Espera-se que este trabalho possa motivar novas discussões acerca do ensino e da aprendizagem dos conceitos da disciplina de Análise Real.
Downloads
Metrics
References
ALVES, F. R. V; NETO, H. B. Interpretação geométrica de definições e teoremas: o caso da Análise Real. In: CONFERÊNCIA LATINOAMERICANA DE GEOGEBRA, 1, 2012, Montevidéu. Anais... Montevidéu: Editora Universitária, p. 322-329, 2012.
ARTIGUE, M. Ingénierie Didactique. Recherches em Didactique dês Mathématiques. Grenoble: La Pensée Sauvage-Éditions, v.9.3, p. 281-308, 1988.
ÁVILA, G. O Ensino do Cálculo e da Análise. Revista Matemática Universitária, São Paulo, n.33, p. 83-95, 2002.
BARONI, R. L. S. Algumas questões sobre o ensino de Análise em cursos de formação de professores de Matemática. In: III Fórum de Discussão Parâmetros Balizadores da Pesquisa em Educação Matemática, PUC-SP. Anais... São Paulo, 2015.
DRIJVERS, P. Digital technology in mathematics education: why it works (or doesn’t). PNA, v. 8, n. 1, p. 1-20, 2013.
ESQUINCALHA, A. C.; BAIRRAL, M. A. Refletindo sobre análise real com professores da educação básica em um curso a distância. Revista de Educação, Ciências e Matemática, Duque de Caxias, v. 9, n.3, p. 213-222, 2019.
LACERDA, G. K. S. O Estudo de Sequências e Limites com o Auxílio do GeoGebra em Análise Real na Formação Docente. 2018. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ensino da Ciências na Educação Básica) – Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias, 2018.
LIMA, E. L. Curso de Análise. Rio de Janeiro: Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, v. 1, 13.ed., 2011.
MAZZI, L. C. Experimentação-com-GeoGebra: revisitando alguns conceitos da Análise Real. 2014. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2014.
MOREIRA, P. C.; CURY, H. N.; VIANNA, C. R. Por que Análise Real na Licenciatura? Zetetiké, Campinas, n.23, p.11-42, 2005.
MORENO-ARMELLA, L.; HEGEDUS, S.J.; KAPUT, J. From static to dynamic mathematics: historical and representational perspectives. Educational Studies in Mathematics, v. 68, p. 99-111, 2008.
NASCIMENTO, A. G. C., ESQUINCALHA, A. C. Construção de um GeoGebra Book para estudo de Cálculo e Análise. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA “DESENVOLVIMENTO CURRICULAR, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA”, 1, 2017, Santo Antônio de Pádua, RJ. Anais... Santo Antônio de Pádua: PROPPI/UFF, p. 52-56, 2017.
OTERO-GARCIA, S. C. Uma Trajetória da Disciplina de Análise e um Estado do Conhecimento sobre seu Ensino. 2011. 500 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2011.
OTERO-GARCIA, S. C.; BARONI, R. L. S.; MARTINES, P. T. Uma trajetória da disciplina de Análise e o seu papel a formação do professor de matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 15, n. 3, p. 692-717, 2013.
ROQUE, T. História da Matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio deJaneiro: Zahar, 3ª reimpressão, 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Submission, processing, and publication of articles sent to the journal and registration of the DOI at Crossref is free of charge.
Authors retain their copyright and grant the journal the right of first publication of their article, which is simultaneously licensed under a Creative Commons - Attribution 4.0 International license CC BY that allows others to share the article by acknowledging its authorship and initial publication by the journal.
The GeoGebra journal encourages its authors to register their work with information and communication management systems aimed at researchers, such as Academia.edu, Mendeley, ResearchGate, etc.