Lugar geométrico de curvas: construções e demonstrações das cônicas usando o GeoGebra <br>Geometrical place of curves: constructions and demonstrations of conics using GeoGebra
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2020.v9i2p120-135Keywords:
cônicas, geogebra, lugar geométricoAbstract
A utilização de recursos didáticos demanda o desenvolvimento de diversos métodos de ensino. Com o objetivo de enfrentar os desafios impostos pela tecnologia para auxiliar nas aulas, uma das possibilidades é o uso do GeoGebra. Dessa forma, com o auxílio desse software, apresentaremos diferentes maneiras de construir as cônicas usando circunferências, retas, semirretas, segmentos de reta e pontos. Para mostrar que os lugares geométricos criados são cônicas, realizaremos as demonstrações de forma algébrica e/ou geométrica, deixando-as mais práticas e de fácil visualização com o suporte do programa, prontas para serem aplicadas em sala, como o docente preferir. Nosso intuito é iniciar o estudante no método investigativo da matemática usando demonstrações, com a finalidade de desenvolver o seu raciocínio lógico-matemático.
Downloads
Metrics
References
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Básica (SEB). Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Orientações curriculares para o ensino médio. Brasília: MEC/SEB, 2006.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2018.
CARVALHO, F. C. A. de; IVANOFF, G. B. Tecnologias que educam: ensinar e aprender com tecnologias da informação e comunicação. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
CAVALCANTE, J. F. A. Construindo cônicas no geogebra e explorando seu lugar geométrico. Dissertação do Mestrado (Profmat). Universidade Federal de Alagoas, 2019. Disponível em:
<https://sca.profmat-sbm.org.br/sca_v2/get_tcc3.php?id=160091718>. Acesso em: 09 abr. 2020.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. ver. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
GEOGEBRA. Disponível em: <https://www.geogebra.org/about>. Acesso em: 21 mar. 2020.
SANTOS, M. H. dos. Cônicas para o Ensino Médio, da Contextualização à Álgebra. Dissertação de Mestrado (Profmat). Universidade Federal de Goiás, 2014. Disponível em:
< https://sca.profmat-sbm.org.br/sca_v2/get_tcc3.php?id=1051>. Acesso em: 09 abr. 2020.
SMOLE, K. S.; DINIZ, M, I. Matemática para compreender o mundo 3. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Submission, processing, and publication of articles sent to the journal and registration of the DOI at Crossref is free of charge.
Authors retain their copyright and grant the journal the right of first publication of their article, which is simultaneously licensed under a Creative Commons - Attribution 4.0 International license CC BY that allows others to share the article by acknowledging its authorship and initial publication by the journal.
The GeoGebra journal encourages its authors to register their work with information and communication management systems aimed at researchers, such as Academia.edu, Mendeley, ResearchGate, etc.