Provocação de situações de aprendizagem em cálculo com o apoio do GeoGebra

Authors

  • Magda Leyser Universidade Luterana do Brail
  • Ana Regina Gregory Brunet Universidade Luterana do Brasil – ULBRA – FAPA
  • José Carlos Pinto Leivas Centro Universitário Franciscano – UNIFRA
  • Rosvita Fuelber Franke Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Keywords:

Situações de Aprendizagem, Função, Geometria Dinâmica.

Abstract

Este relato é um recorte de uma pesquisa qualitativa desenvolvida pelos autores e consiste em uma reflexão sobre uma oficina. O objetivo da oficina foi partir do conceito prévio de função dos envolvidos e aprimorá-lo por suas representações gráficas. Na oficina foram propostas atividades com lápis e papel para serem utilizados nas representações, bem como fazer uso das ferramentas do GeoGebra, a fim de provocar desequilíbrio na concepção de representação de gráficos entre os participantes. Concluímos que a oficina proporcionou uma reconstrução do conceito de função, estabelecendo importância não somente à lei de definição, mas também ao domínio. O GeoGebra se constituiu em um apoio para que a estratégia de ensino utilizada na oficina atingisse as expectativas quanto à representação gráfica de função.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Magda Leyser, Universidade Luterana do Brail

Profa. curso de Matemática.

Ana Regina Gregory Brunet, Universidade Luterana do Brasil – ULBRA – FAPA

Profa. curso de Matemática

José Carlos Pinto Leivas, Centro Universitário Franciscano – UNIFRA

Rosvita Fuelber Franke, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Professora do Curso de Matemática.

Published

2012-05-30

How to Cite

Leyser, M., Brunet, A. R. G., Leivas, J. C. P., & Franke, R. F. (2012). Provocação de situações de aprendizagem em cálculo com o apoio do GeoGebra. Journal of the GeoGebra International Institute of São Paulo, 1(1), CCCXXIII - CCCXXXV. Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/9693