A matemática por trás do logotipo do MCDonald’s
Palabras clave:
Matemática realista, geogebra, Educação MatemáticaResumen
Este trabalho apresenta o resultado do desenvolvimento de atividades que foram aplicadas em uma escola pública de Salvador, para alunos do 1º ano do Ensino Médio, com o objetivo de dar significado as regras e fórmulas que normalmente são memorizadas durante o estudo do gráfico de uma função polinomial do 2º grau. As novas tecnologias poderão ser utilizadas de várias formas: trazendo problemas do mundo real, proporcionando estruturas de apoio para melhorar o raciocínio e a compreensão, possibilitando uma maior reflexão. Elas surgem como elementos estruturantes de um novo pensar. Assim, surgiu a ideia de elaborar um material utilizando um software computacional, onde se pudessem articular conceitos estudados, reflexão, interpretação e construção de um objeto trabalhado que fizesse parte da realidade dos alunos.Os recursos utilizados foram: logotipo do McDonalds, o Geogebra, o laboratório de informática e o livro didático. Após a realização das atividades, foi possível constatar que quando se trabalha com o objeto do contexto real do aluno, as dificuldades em refletir sobre as definições e conceitos foram na sua maioria superados. O papel do professor, fazendo devoluções, foi determinante à medida que os alunos refletiam sobre seus conhecimentos e os reconstruíam.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
No se cobrarán tasas de envío, procesamiento y publicación de los trabajos enviados a la revista, ni el registro del DOI en la Crossref.
Los autores mantienen sus derechos de autor y conceden a la revista el derecho a la primera publicación del trabajo, simultáneamente licenciada bajo una licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Licencia Internacional CC BY, que permite que otros compartan el trabajo con un reconocimiento de la autoría del mismo y publicación inicial en esta revista.
La revista GeoGebra incentiva a que sus autores registren sus trabajos en sistemas orientados a la gestión de información y comunicación de investigadores, tales como Academia.edu, Mendeley, ResearchGate etc.