Funções trigonométricas e números complexos: uma abordagem possível na Educação Básica

Autores/as

  • Reinaldo Oliveira Reis Júnior Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Ednailton Santos Silva Universidade Estadual de Santa Cruz

Palabras clave:

Ambientes de aprendizagem, Trigonometria, Números complexos

Resumen

Neste trabalho, apresentamos uma abordagem sobre a organização dos conceitos de Trigonometria que servem de referência para a exploração de propriedades no conjunto dos números complexos. Para evidenciarmos essas relações, elaboramos uma Sequência Didática, contendo um Dispositivo Experimental com cinco tarefas em uma sessão unitária, necessárias para a utilização dos conceitos referidos em um ambiente computacional, com o software GeoGebra, dispondo inclusive da resolução das tarefas em ambiente papel/lápis. Neste último, destacamos as características e comandos inerentes às possíveis estratégias de resolução confrontando com as técnicas utilizadas naquele. Dessa forma, evidenciamos que há interesse neste trabalho, uma vez que, o conjunto dos números complexos apresenta-se empiricamente esquecido das salas de aula. Esperamos assim, fornecer subsídios para o ensino e aprendizagem da Trigonometria mediado pelas ferramentas tecnológicas na Educação Básica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2015-11-15

Cómo citar

Júnior, R. O. R., & Silva, E. S. (2015). Funções trigonométricas e números complexos: uma abordagem possível na Educação Básica. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo. ISSN 2237-9657, 4(2), 88–102. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/25258

Número

Sección

Artigos