Gifmath: website educativo para o ensino e aprendizagem da geometria
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2019.v8i1p037-046Palabras clave:
GeoGebra, Ensino, Educação MAtemáticaResumen
O presente trabalho apresenta um projeto de pesquisa que foi desenvolvido no Instituto Federal de Alagoas – campus Arapiraca e apresentado no Florida GeoGebra Conference, em fevereiro de 2019. O objetivo do projeto foi desenvolver, usando o GeoGebra, gifs animados para auxiliar no ensino da geometria. Além disso, criamos um site para disponibilizar todos os gifs criados e dando espaço para outros professores mandarem suas contribuições. Para a criação dos gifs, conversamos com vários professores de matemática procurando saber quais tópicos da geometria seria interessante o uso de imagens animadas. Além disso, tivemos como auxílio alguns cursos para o uso do GeoGebra e o próprio site do programa para podermos desenvolver melhor a técnica para a criação dos gifs. No final do projeto, desenvolvemos uma satisfatória quantidade de gifs e eles já estão disponibilizados no site. Mas, mesmo assim, o projeto não é visto como finalizado, pois pretendemos criar mais imagens e analisar como o uso dos gifs auxiliam na aprendizagem da geometria.Descargas
Métricas
Citas
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Fundamental, 1998.
FABRE, Marie-Christine JM; TAMUSIUNAS, Fabricio; TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach. Reusabilidade de objetos educacionais. RENOTE, v. 1, n. 1, 2003.
GRAVINA, Maria Alice. Geometria Dinâmica: uma nova abordagem para o aprendizado da Geometria. Anais do VII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, v. 1, p. 1-13, 1996.
MAIA, Licia de Souza Leão. O ensino da Geometria–analisando diferentes representações. Educação Matemática em Revista, p. 24-33, 2018.
NASCIMENTO, Eimard GA do. Avaliação do uso do software GeoGebra no ensino de geometria: reflexão da prática na escola. XII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifor, ISSN, v. 8457, p. 2012, 1808.
PAIS, Luiz Carlos. Uma análise do significado da utilização de recursos didáticos no ensino da geometria. REUNIÃO DA ANPED, v. 23, p. 24, 2000.
PAVANELLO, Regina Maria. O abandono do ensino da geometria no Brasil: causas e consequências. Zetetiké, v. 1, n. 1, 1993.
PEREIRA, Thales de Lélis Martins. O uso do software Geogebra em uma escola pública: interações entre alunos e professor em atividades e tarefas de geometria para o ensino fundamental e médio. Juiz de Fora: UFJF, 2012.
SILVA, Fábio Bernardo da. Conceitos de geometria plana com Software GeoGebra: um estudo de caso no ensino médio. 97 f. Dissertação (Pós-Graduação em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul, 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
No se cobrarán tasas de envío, procesamiento y publicación de los trabajos enviados a la revista, ni el registro del DOI en la Crossref.
Los autores mantienen sus derechos de autor y conceden a la revista el derecho a la primera publicación del trabajo, simultáneamente licenciada bajo una licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Licencia Internacional CC BY, que permite que otros compartan el trabajo con un reconocimiento de la autoría del mismo y publicación inicial en esta revista.
La revista GeoGebra incentiva a que sus autores registren sus trabajos en sistemas orientados a la gestión de información y comunicación de investigadores, tales como Academia.edu, Mendeley, ResearchGate etc.