Uma Proposta de Ensino de Geometria Plana com GeoGebra <br> A proposal of teaching of flat geometry with GeoGebra
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2020.v9i3p003-014Palabras clave:
Geometria plana, GeoGebra, Congruência de TrianguloResumen
A presente obra aborda alguns aspectos do surgimento da geometria plana no mundo; Como se deu a inclusão no Brasil, exibindo alguns dos acontecimentos que foram importantes para definir o ensino da geometria plana nas escolas públicas brasileiras. Apresenta um software gratuito de matemática dinâmica, o GeoGebra, desenvolvido para o ensino e aprendizagem nos vários níveis de ensino (do básico ao universitário), mostra um exemplo que pode ser usado em sala de aula da aplicação do GeoGebra: O caso de congruência de triângulo, possibilitando, assim, ao professor ir muito além de qualquer barreira que possa ser colocada para dificultar o ensino/aprendizado dos discentes.
Citas
ANTAR, Neto, Aref., Noções de Matemática, EV. 5. Ed Moderna, São Paulo, 1982.
BAHIENSE, Luciana Fiorotti., Tópicos de Geometria Plana com o Software GeoGebra: Proposta
de Sequências Didáticas. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento
De Matemática, 2014.
COSTA, Dionisio José da Sá., ópicos da Geometria Plana por Meio do Geogebra., Dissertação
(Mestrado) Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, 2014.
FREITAS, Glaúcia Maria Queiroz de; CECCI, Isaura Christian; FILHO, Joseph Ersen Baracat;
SILVA, Rossana Maria da; LIMA, Valdemir Ferreira. óSemelhança e Congruência., Teia
do Saber- Unesp, 2004. Disponível em: http://www.feis.unesp.br/Home/Extensao/teia_
saber/teia2004/matematica/Apresentacoes/grupo_A.pdf. Acesso em: 01 de julho de
as 20:23.
GONÇALVES, Júnior, Oscar.., Matemática por assunto, Ed Scipione, 1988.
HOHENWARTER, Markus., GeoGebra: O que é o GeoGebra?, Disponível em: https://www.
geogebra.org/about.Acessoem:30/06/2018.
MENDES, Cleiton Dias. Demonstrações trigonométricas via geometria plana. , Dissertação
(Mestrado) - Universidade Federal de Goiás, Regional de Catalão. Departamento de Matemática,
MORGADO, A. C. Geometria (2º grau) , Ed F Alves, Rio de Janeiro 1989.
PAVANELLO, R. O abandono do ensino de Geometria: uma visão histórica. , (Dissertação em
Educação) Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1989.
PAVANELLO, R. O abandono do ensino de Geometria no Brasil: causas e consequências. , Zetetiké,
v. 1, n. 1, 1993.
SANTOS, Antonio Manoel Alves dos. A Utilização de Materiais Concretos para o ensino de
Geometria Plana e Espacial: um estudo de caso. , Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática
em Rede Nacional - PROFMAT) - Universidade Federal do Vale do São Francisco,
Campus Juazeiro - BA, 2015.
SÁ, Dionisio José da Costa. Tópicos da geometria plana por meio do Geogebra. , Dissertação
(Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Programa
de Pós-Graduação em Matemática (Mestrado Profissional), Belém, 2014.
SILVA, Luis Carlos Vieira da. Uso do software GeoGebra no ensino de geometria plana. , Dissertação
(Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2014.
PIMENTA, Marcel Romualdo Guimarães. plicação do software GeoGebra no ensino da geometria
plana. , Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Ceará,
Fortaleza, 2013.
VALENTE, V. R. Uma história da Matemática escolar no Brasil (1730-1930), São Paulo: FAPESP,
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
No se cobrarán tasas de envío, procesamiento y publicación de los trabajos enviados a la revista, ni el registro del DOI en la Crossref.
Los autores mantienen sus derechos de autor y conceden a la revista el derecho a la primera publicación del trabajo, simultáneamente licenciada bajo una licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Licencia Internacional CC BY, que permite que otros compartan el trabajo con un reconocimiento de la autoría del mismo y publicación inicial en esta revista.
La revista GeoGebra incentiva a que sus autores registren sus trabajos en sistemas orientados a la gestión de información y comunicación de investigadores, tales como Academia.edu, Mendeley, ResearchGate etc.
10.23925