A compreensão do Teorema Fundamental do Cálculo em uma atividade exploratória com o uso do GeoGebra <br>Understanding the Fundamental Calculus Theorem in an exploratory activity using GeoGebra
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2020.v9i2p035-051Palabras clave:
Ensino de Análise, Teorema Fundamental do Cálculo, GeoGebra, Tecnologias no Ensino SuperiorResumen
Neste artigo apresentar-se-á uma proposta de atividade para o estudo do Teorema Fundamental do Cálculo (TFC) na perspectiva da disciplina de Análise Real. O objetivo proposto é analisar as contribuições do uso do GeoGebra no estudo do TFC por meio da realização de uma atividade exploratória de gráficos que visa ressignificar sua aprendizagem. A pesquisa utilizou-se de uma abordagem metodológica qualitativa, inspirada na Engenharia Didática, para validar a atividade proposta. Os resultados mostraram que o recurso tecnológico utilizado atuou como dinamizador e motivador, potencializando e incentivando o processo de aprendizagem dos participantes. A sua utilização contribuiu para a compreensão do TFC e de conceitos que envolvem a integral de Riemann, bem como possibilitou uma discussão entre pesquisadores e participantes, favorecendo a construção e a ressignificação destes conceitos. Espera-se que este trabalho possa motivar novas discussões acerca do ensino e da aprendizagem dos conceitos da disciplina de Análise Real.
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