Livros Dinâmicos de Matemática <br> Dynamic Mathematics Books

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2020.v9i2p078-102

Palabras clave:

GeoGebra, Representações Semióticas, Livros Dinâmicos

Resumen

As novas possibilidades da plataforma Geogebra permitem a criação de atividades que podem ser organizadas por meio de uma ferramenta chamada de “Livro”. Tais atividades podem conter textos, figuras, questões abertas e fechadas, applets, vídeos, arquivos pdf e páginas da web. Com o propósito de sugerir algumas orientações de como esses materiais podem ser produzidos nesse ambiente, propomos um conceito que chamamos de Livros Dinâmico de Matemática, fundamentado na Teoria dos Registros de Representações Semióticas de Duval. Neste artigo apresentaremos características, exemplos e sugestões de  como desse tipo de livro pode ser usado no ensino  da  matemática.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Jorge Costa Nóbriga, UFSC

Educação Matemática - Departamento de Ciências Exatas e Educação (UFSC-Blumenau)

Ivanete Zuchi Siple, UDESC DEPARTAMENTO DE MATEMATICA CCT

Educação Matemática

Citas

BARUFI, M. C. B.; BROLEZZI, A. História da Matemática e Ensino de Cálculo: Reflexões sobre o Pensamento Reverso. Guarapuava, PR: SBHMat, v. 1, p. 50, 2007.

BELLEMAIN, F. Geometria Dinâmica: diferentes implementações, papel da manipulação direta e usos na aprendizagem. Em International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design (pp. 1314–1329). São Paulo: USP. 2001.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CATANEO, V. I., RAUEN, F. J. Registros de representação semiótica, relevância e conciliação de metas: uma análise do capítulo Sistemas de equações do 1º grau com duas incógnitas do livro Matemática compreensão e prática de Ênio Silveira

Matemática compreensão e prática. Em Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática [S.l.], v. 20, n. 2. 2018.

DALLEMOLE, J. J., GROENWALD, C. L. O. A Geometria Analítica e os Registros de Representação Semiótica nos Livros Didáticos de Matemática. Em Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, 2014.

DOLCE, O., POMPEU, J. N. Fundamentos de Matemática Elementar (Geometria plana). São Paulo: Editora Atual. Volume 9. 2013.

DUVAL, R. Registros de representações semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. In: MACHADO, S. D. A. Aprendizagem em matemática: registros de representação semiótica. Campinas: Papirus, 2008, p. 11–33.

DUVAL, R. Semiósis e Pensamento Humano: Registros semióticos e aprendizagens intelectuais. (L. F. LEVY & M. R. . SILVEIRA, Trans.) (1st ed.). São Paulo: Livraria da Física. 2009.

DUVAL, R.. Ver e Ensinar a Matemática de outra forma. Entrar no modo matemático de pensar: os registros de representações semióticas. (T. M. M. CAMPOS, Ed.) (Vol. 1). São Paulo: PROEM. 2011.

DUVAL, R. Idées directrices pour analyser les problèmes de compréhension dans l’apprentissage des mathématiques. Em Cuadernos de Investigación y Formación en Educación Matemática, 2013, p. 49-161.

DUVAL, R. Questões epistemológicas e cognitivas para pensar antes de começar uma aula de matemática. Em Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, 11(2), 01-78, 2016.

DUVAL, R.; MORETTTI, M. T. Como analisar a questão crucial da compreensão em Matemática? Em Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 13, n. 2, p. 1-27, dez. 2018.

NÓBRIGA, J. C. C. Demonstrações Matemáticas Dinâmicas. Em Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, v.15, n.1: pp.1-21. 2019.

SANTOS, A. T. C. O ensino da função logarítmica por meio de uma sequencia didática ao explorar suas representações com o uso do software GEOGEBRA. Dissertação de mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo SP, 2011.

Publicado

2020-06-27

Cómo citar

Nóbriga, J. C., & Siple, I. Z. (2020). Livros Dinâmicos de Matemática &lt;br&gt; Dynamic Mathematics Books. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo. ISSN 2237-9657, 9(2), 78–102. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2020.v9i2p078-102

Número

Sección

Artigos