A Transposição Didática na criação de estratégias para a utilização do GeoGebra
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2020.v9i1p59-75Palabras clave:
Transposição Didática, Funções, GeoGebra.Resumen
RESUMO
Este trabalho apresenta o conteúdo da palestra online apresentada pela autora e está inserida no contexto de outras palestras realizadas cujos temas são apresentados nos outros artigos deste número da revista. Esta palestra apresentou uma proposta extraída de uma pesquisa já consolidada e que foi construída com base na Transposição Didática de Yves Chevallard. O estudo de funções foi o conteúdo matemático explorado no GeoGebra. A apresentação teve como objetivo evidenciar a importância de se considerar aspectos teóricos e metodológicos nas estratégias pedagógicas adotadas para a utilização das tecnologias digitais.
Palavras-chave: Transposição Didática; Funções; GeoGebra.
RESUMEN
Este trabajo presenta el contenido de la conferencia en línea presentada por la autora y se inserta en el contexto de otras conferencias realizadas cuyos temas se presentan en otros artículos de este número de la revista. Esta conferencia presentó una propuesta extraída de una investigación ya consolidada y que fue construida en base a la Transposición Didáctica de Yves Chevallard. El estudio de funciones fue el contenido matemático explorado en GeoGebra. La presentación tuvo como objetivo resaltar la importancia de considerar aspectos teóricos y metodológicos en las estrategias pedagógicas adoptadas para el uso de tecnologías digitales.
Palabras claves: Transposición didáctica; Funciones; GeoGebra.
ABSTRACT
This paper presents the content of the online lecture presented by the author and is inserted in the context of other lectures held whose themes are presented in the other articles of this issue of the journal. This lecture presented a proposal extracted from an already consolidated research that was built based on Yves Chevallard's Didactic Transposition. The study of functions was the mathematical content explored in GeoGebra. The presentation aimed to highlight the importance of considering theoretical and methodological aspects in pedagogical strategies adopted for the use of digital technologies.
Keywords: Didactic Transposition; Functions; GeoGebra.
Descargas
Métricas
Citas
Alves Filho, J. P. (2000). Regras da Transposição Didática Aplicadas ao Laboratório Didático. Caderno Catarinense de Ensino de Física, 17 (2), 44-58.
Balacheff, N. (1991). Contribution de la didactique et de l'épistémologie aux recherches en EIAO, actes des 13ème Journées Francophones sur l'Informatique, Formation Intelligemment Assitée par Ordinateur, Genève, 9-38.
Chevallard, Y. (1991). La Transpostion Didactique - du savoir savant au savoir enseigné. La Pensee Sauvage Éditions, Grenoble.
Chevallard, Y. e Johsua, M-A. (1982). Un exemple d’analyse de la transposition didactique – La notion de distance. Recherches en Didactique des mathematiques, 3 (2), 157-239.
CREEM. (1992). Centre de Recherche et d’Expérimentation pour l’Enseignement des Mathemátiques. Activités Mathemátiques avec Imagiciels. Fonctions Numériques. France: Ministère de L’Education nationale et de la Culture.
D'amore, B. (2007). Elementos de Didática da Matemática. São Paulo: Editora da Livraria da Física.
Hohenwarter, M. (2007). Geogebra Quickstart: Guía Rápida de Referência sobre GeoGebra. Disponível em http://www.essl.edu.pt/Dep/Mat/ano%2011/geometria/manual_geogebra.pdf
Instituto GeoGebra São Paulo. (2020a). Triângulo em um Quadrado. [Libro GeoGebra]. Em repositório de materiais didáticos do GeoGebra. Disponível em https://www.geogebra.org/m/fMEsdZ63#material/NShSbhsv
Instituto GeoGebra São Paulo. (2020b). Caminho em um Triângulo. [Libro GeoGebra]. Em repositório de materiais didáticos do GeoGebra. Disponível em https://www.geogebra.org/m/fMEsdZ63#material/Qe4Z6YTS
Instituto GeoGebra São Paulo. (2020c). Caminho em um triângulo 2. [Libro GeoGebra]. Em repositório de materiais didáticos do GeoGebra. Disponível em https://www.geogebra.org/m/fMEsdZ63#material/h9Xgx2bp
Instituto GeoGebra São Paulo. (2020d). Quadrados Coloridos - 1. [Libro GeoGebra]. Em repositório de materiais didáticos do GeoGebra. Disponível em https://www.geogebra.org/m/fMEsdZ63#material/szGnzrUV
Instituto GeoGebra São Paulo (2020e). Quadrados Coloridos - 2 [Libro GeoGebra]. Em repositório de materiais didáticos do GeoGebra. Disponível em https://www.geogebra.org/m/fMEsdZ63#material/Fwkv99Jd
Instituto GeoGebra São Paulo. (2020f). Quadrados Coloridos - 3. [Libro GeoGebra]. Em repositório de materiais didáticos do GeoGebra. Disponível em https://www.geogebra.org/m/fMEsdZ63#material/PatEjPFp
Martins, L. P. (2006). Análise da Dialética Ferramenta-Objeto na construção do conceito de função.
Palis, G. de L. R. O. (2010). Conhecimento tecnológico, pedagógico e do conteúdo do professor de Matemática. Educação Matemática Pesquisa. São Paulo, 12(3), 432- 451.
Silva, H. N. (2017). Estudo de função: uma proposta de reconstrução de atividades do Imagiciel mediadas pelo GeoGebra. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
No se cobrarán tasas de envío, procesamiento y publicación de los trabajos enviados a la revista, ni el registro del DOI en la Crossref.
Los autores mantienen sus derechos de autor y conceden a la revista el derecho a la primera publicación del trabajo, simultáneamente licenciada bajo una licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Licencia Internacional CC BY, que permite que otros compartan el trabajo con un reconocimiento de la autoría del mismo y publicación inicial en esta revista.
La revista GeoGebra incentiva a que sus autores registren sus trabajos en sistemas orientados a la gestión de información y comunicación de investigadores, tales como Academia.edu, Mendeley, ResearchGate etc.