O software GeoGebra como aporte para o Ensino de Matemática e aplicação em sequências numéricas
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2021.v10i1p092-107Palabras clave:
GeoGebra, Ensino de Matemática, Relações de recorrênciaResumen
Neste trabalho, discutimos o uso das tecnologias em sala de aula como um elemento facilitador, que permite redimensionar o cenário educacional, a fim de se realizar situações de ensino que possibilitem uma aprendizagem eficaz. Para tanto, foi utilizado como aporte teórico autores que discutem metodologias ativas, propostas metodológicas, pelas quais os professores buscam sugerir atividades que oportunizem aos alunos participarem ativamente do processo de ensino e aprendizagem. Apresentou-se o GeoGebra como um exemplo dessas metodologias. Tendo em vista que o software permite explorar conceitos matemáticos geométricos e algébricos, são discutidos dois problemas sobre sequências oriundas de relações de recorrência, oportunizando a verificação de conjecturas associadas às relações. A pesquisa se caracterizou como qualitativa, do tipo bibliográfica, e objetiva, um estudo exploratório. Conclui-se que o software GeoGebra,como uma ferramenta para o Ensino de Matemática, pode ser usado com a finalidade de proporcionar a mobilização do pensamento intuitivo do estudante em direção ao raciocínio inferencial/generalizador.Descargas
Métricas
Citas
ALVES, F. R. V. Discussão da noção de integral imprópria com o auxílio do software Geogebra. In: CONFERÊNCIA LATINOAMERICANA DE GEOGEBRA. 2012a, p. 48 - 55. Montevidéu. Anais do Actas de la Conferencia Latinoamericana de Geogebra Disponível em: <http://www.geogebra.org.uy/2012/actas/73.pdf>. Acessado em: 12 jun. 2017.
ALVES, F. R. V. Transição interna do cálculo: uma discussão do uso do Geogebra no contexto do cálculo a várias variáveis. In: CONFERÊNCIA LATINOAMERICANA DE GEOGEBRA. 2012b, p. 492 - 499. Montevidéu. Anais do Actas de la Conferencia Latinoamericana de Geogebra.
CARLOS, M. L. Parâmetros no GeoGebra na construção de circunferências: Um Estudo Sobre Raciocínio Generalizador com Alunos do 3º Ano do Ensino Médio. 145 f. Dissertação (Mestrado profissionalizante em ensino de Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2017.
CARLOS, M. L.; NOTARE, M. R. Parâmetros no Geogebra: Um Estudo sobre a Circunferência. RENOTE, v. 14, n. 2, p. 1 - 10, 2016.
CARNEIRO, R. F.; PASSOS, C. L. B. A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação nas aulas de Matemática: Limites e possibilidades. Revista Eletrônica de Educação, v.8, n. 2, 2014, p. 101 - 119.
GERRITY, G. Computer Representation of Real Numbers. IEEE Transactions on Computers, v. 31, n. 08, p. 709 - 714, 1982.
OLIVEIRA, P. F.; PANIAGO, R.; CORDEIRO, M. G. M.; SILVA, N. V. Práticas de Ensino de Ciências no Ensino Fundamental ancoradas na Pedagogia. Rio Verde: 4º ELICPIBID – Encontro de Licenciaturas e PIBID do Sudoeste Goiano, 2018. Disponível em https://www.ifgoiano.edu.br/home/index.php/eventos-institucional/7101-3-elped-e-4-encontro-de-licenciaturas-e-do-pibid-do-sudoeste-goiano-elicpibid.html>. Acesso em: 16 jan. 2021
PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants part 1. On the horizon, v. 9, n. 5, p. 1 - 6, 2001. Disponível em: <http://www.marcprensky.com/writing/prensky%20-%20digital%20natives,%20 digital%20immigrants%20-%20part1.pdf>. Acesso em: 01 dez. 2016.
SALES, G.L.; CUNHA, J. L. L.; GONÇALVES, A. J.; SILVA, J. B.;
SANTOS, R. L. Gamificação e ensinagem híbrida na sala de aula de física: metodologias ativas aplicadas aos espaços de aprendizagem e na prática docente. Conexões: ciência e tecnologia, v. 11, n. 2, p. 45 - 52, 2017.
SALES, G. L. Quantum: um software para aprendizagem dos conceitos da física moderna e contemporânea. 92 f. Dissertação (Mestrado Integrado Profissional em Computação) – Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, 2005.
TAROUCO, L. M. R.; FABRE, M. C. J. M.; GRANDO, A. R. S.; KONRATH, M. L.P. Objeto de Aprendizagem para M – Learning. Florianópolis: SUCESU – Congresso Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação, 2004. Disponível em: <http://www.cinted.ufrgs.br/CESTA/cestapublic.html.> Acesso em: 20 jun. 2017.
VALENTE, J.A.; ALMEIDA, M. E. B de; GERALDINI, A. F. S. Metodologias ativas: das concepções às práticas em distintos níveis de ensino. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 17, n. 52, p. 455 - 478, 2017.
WEBBER, C. G. et al. Reflexões sobre o software scratch no ensino de ciências e matemática. RENOTE, v. 14, n. 2, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
No se cobrarán tasas de envío, procesamiento y publicación de los trabajos enviados a la revista, ni el registro del DOI en la Crossref.
Los autores mantienen sus derechos de autor y conceden a la revista el derecho a la primera publicación del trabajo, simultáneamente licenciada bajo una licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Licencia Internacional CC BY, que permite que otros compartan el trabajo con un reconocimiento de la autoría del mismo y publicación inicial en esta revista.
La revista GeoGebra incentiva a que sus autores registren sus trabajos en sistemas orientados a la gestión de información y comunicación de investigadores, tales como Academia.edu, Mendeley, ResearchGate etc.