O jogo da senha no GeoGebra e suas atividades exploratórias em combinatória
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2021.v10i2p040-059Palabras clave:
GeoGebra, Jogo Digital, Análise CombinatóriaResumen
Este artigo traz o passo a passo de uma versão do jogo da senha e a resolução de uma sequência didática de problemas de combinatória obtida através deste jogo. Os conteúdos de combinatória que são trabalhados são: permutação simples, combinação simples, , permutação caótica, sem usar fórmulas, utilizando o recurso gráfico do GeoGebra e resolução de problemas. Sugerido para professores que ensinam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio ou em Licenciatura em Matemática. Este artigo é produto de um trabalho de pesquisa desenvolvido, como base de um curso de extensão da UNIRIO Jogos&Matemática, que faz a formação continuada de professores que ensinam matemática.
Descargas
Métricas
Citas
Árvore das possibilidades. Disponível em: https://www.geogebra.org/m/ev3skaue. Acesso em: 01 abril 2021.
Atividade 1. Disponível em: https://www.geogebra.org/m/g3agwnxn. Acesso em: 01 abril 2021.
Atividade 2. Disponível em: https://www.geogebra.org/m/qpx9btue. Acesso em: 01 abril 2021.
Atividade 3. Disponível em: https://www.geogebra.org/m/ercnhdee. Acesso em: 01 abril 2021.
BATANERO, C.; GODINO, J. D.; NAVARRO-PELAYO, V. Razonamiento Combinatorio. Madrid: Editorial Síntesis, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 01 abril 2021.
CASTELLS, M. A galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.
GeoGebra. Disponível em: https://www.geogebra.org/?lang=pt. Acesso em: 01 abril 2021.
HOMA, A. I. R.; GROENWALD, C. L. O. Jogos didáticos e tecnologias digitais: uma integração possível no planejamento didático do professor de Matemática. Revista do Instituto Geogebra Internacional de São Paulo, v.9i3, p. 030-045, 2020.
Jogo da Senha. Disponível em: https://www.geogebra.org/m/rjyuwp2j. Acesso em: 01 abril 2021.
Jogos&Matemática. Disponível em: https://jogosematematica.wordpress.com/. Acesso em: 01 abril 2021.
LOPES, J. M.; REZENDE, J. C. Um Novo Jogo para o Estudo do Raciocínio Combinatório e do Cálculo de Probabilidade. Bolema, v.23, p. 657-682, agosto 2010.
MARTARELLI, L. DA C. T.; SILVA, U. D. DA. Compreendendo critérios de validação de problemas de contagem utilizados por professores da Educação Básica. Ensino em Re-Vista, v. 27, n. Especial, p. 1542-1564, 28 set. 2020.
MODESTO, Roberta Duarte de Lima. O Lúdico como processo de influência na aprendizagem da Educação Física Infantil. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2009.
MORGADO, A. C.; CARVALHO, J. B. P.; CARVALHO, P. C. P.; FERNANDEZ, P. Análise Combinatória e Probabilidade: com as soluções dos exercícios. 9 ed. Rio de Janeiro: Editora SBM, 2006.
OLIVEIRA, Sandra Alves. O lúdico como motivação nas aulas de Matemática. Jornal Mundo Jovem, edição nº 377. 2007.
PROGRAMAÇÃO do jogo da senha no GeoGebra: um relato de experiência. Palestrantes: Brendow Pena; Fernando Grigorio; Luzia Tonon Martarelli; Ubyrajara Tajima. Rio de Janeiro. Jogos&Matemática, 2020. 1 vídeo (131 min). Transmitido ao vivo em 04 de junho de 2020 pelo canal Jogos&Matemática. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eYVvPS9DBR0&t=1012s. Acesso em: 01 abril 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo. ISSN 2237-9657
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
No se cobrarán tasas de envío, procesamiento y publicación de los trabajos enviados a la revista, ni el registro del DOI en la Crossref.
Los autores mantienen sus derechos de autor y conceden a la revista el derecho a la primera publicación del trabajo, simultáneamente licenciada bajo una licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Licencia Internacional CC BY, que permite que otros compartan el trabajo con un reconocimiento de la autoría del mismo y publicación inicial en esta revista.
La revista GeoGebra incentiva a que sus autores registren sus trabajos en sistemas orientados a la gestión de información y comunicación de investigadores, tales como Academia.edu, Mendeley, ResearchGate etc.