O jogo da senha no GeoGebra e suas atividades exploratórias em combinatória

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2021.v10i2p040-059

Palabras clave:

GeoGebra, Jogo Digital, Análise Combinatória

Resumen

Este artigo traz o passo a passo de uma versão do jogo da senha e a resolução de uma sequência didática de problemas de combinatória obtida através deste jogo. Os conteúdos de combinatória que são trabalhados são: permutação simples, combinação simples, , permutação caótica, sem usar fórmulas, utilizando o recurso gráfico do GeoGebra e resolução de problemas. Sugerido para professores que ensinam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio ou em Licenciatura em Matemática. Este artigo é produto de um trabalho de pesquisa desenvolvido, como base de um curso de extensão da UNIRIO Jogos&Matemática, que faz a formação continuada de professores que ensinam matemática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

Árvore das possibilidades. Disponível em: https://www.geogebra.org/m/ev3skaue. Acesso em: 01 abril 2021.

Atividade 1. Disponível em: https://www.geogebra.org/m/g3agwnxn. Acesso em: 01 abril 2021.

Atividade 2. Disponível em: https://www.geogebra.org/m/qpx9btue. Acesso em: 01 abril 2021.

Atividade 3. Disponível em: https://www.geogebra.org/m/ercnhdee. Acesso em: 01 abril 2021.

BATANERO, C.; GODINO, J. D.; NAVARRO-PELAYO, V. Razonamiento Combinatorio. Madrid: Editorial Síntesis, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 01 abril 2021.

CASTELLS, M. A galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.

GeoGebra. Disponível em: https://www.geogebra.org/?lang=pt. Acesso em: 01 abril 2021.

HOMA, A. I. R.; GROENWALD, C. L. O. Jogos didáticos e tecnologias digitais: uma integração possível no planejamento didático do professor de Matemática. Revista do Instituto Geogebra Internacional de São Paulo, v.9i3, p. 030-045, 2020.

Jogo da Senha. Disponível em: https://www.geogebra.org/m/rjyuwp2j. Acesso em: 01 abril 2021.

Jogos&Matemática. Disponível em: https://jogosematematica.wordpress.com/. Acesso em: 01 abril 2021.

LOPES, J. M.; REZENDE, J. C. Um Novo Jogo para o Estudo do Raciocínio Combinatório e do Cálculo de Probabilidade. Bolema, v.23, p. 657-682, agosto 2010.

MARTARELLI, L. DA C. T.; SILVA, U. D. DA. Compreendendo critérios de validação de problemas de contagem utilizados por professores da Educação Básica. Ensino em Re-Vista, v. 27, n. Especial, p. 1542-1564, 28 set. 2020.

MODESTO, Roberta Duarte de Lima. O Lúdico como processo de influência na aprendizagem da Educação Física Infantil. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2009.

MORGADO, A. C.; CARVALHO, J. B. P.; CARVALHO, P. C. P.; FERNANDEZ, P. Análise Combinatória e Probabilidade: com as soluções dos exercícios. 9 ed. Rio de Janeiro: Editora SBM, 2006.

OLIVEIRA, Sandra Alves. O lúdico como motivação nas aulas de Matemática. Jornal Mundo Jovem, edição nº 377. 2007.

PROGRAMAÇÃO do jogo da senha no GeoGebra: um relato de experiência. Palestrantes: Brendow Pena; Fernando Grigorio; Luzia Tonon Martarelli; Ubyrajara Tajima. Rio de Janeiro. Jogos&Matemática, 2020. 1 vídeo (131 min). Transmitido ao vivo em 04 de junho de 2020 pelo canal Jogos&Matemática. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eYVvPS9DBR0&t=1012s. Acesso em: 01 abril 2021.

Publicado

2021-12-27

Cómo citar

Pena de Mattos Souto, B., da Costa Tonon Martarelli, L., Grigorio da Silva, F., & Carvalho Tajima, U. (2021). O jogo da senha no GeoGebra e suas atividades exploratórias em combinatória. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo. ISSN 2237-9657, 10(2), 040–059. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2021.v10i2p040-059

Número

Sección

Artigos