GeoGebra

um estudo bibliométrico a partir da Plataforma WEB OF SCIENCE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2022.v11i1p022-036

Palabras clave:

GeoGebra, Bibliometria, Matemática e Ensino

Resumen

A cada dia as técnicas de ensino e pesquisa avançam para ampliação do ensino da matemática. Para a efetiva aplicabilidade dos novos conceitos da matemática a aplicabilidade do GeoGebra torna-se mais requerida no sentido de se propor novas técnicas de pesquisa e ensino. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo evidenciar através de um estudo bibliométrico a temática GeoGebra para a promoção do ensino e pesquisa na ciência matemática para que a sociedade como um todo possa ter um documento que amplie as discussões relacionadas a ampliação do conhecimento tão necessário a cada dia nas vertentes da educação. A plataforma computacional de coleta dos dados utilizada para este estudo bibliométrico foi a Web of Science (WoS), possibilitando a constatação de trabalhos com relevância assim como a propagação de trabalhos científicos internacionalmente dando ao mesmo uma maior visibilidade e a importância de pesquisa. Para tanto, foi percebido que para o tema GeoGebra foi maior o número de publicações de trabalhos mais técnicos sob o formato de artigos científicos, havendo assim uma limitação de outras fontes de acesso para a ampla discussão da inserção da aplicabilidade da técnica matemática do GeoGebra.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Marcos Paulo Mesquita da Cruz, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Economia Rural (UFC), Bacharel em Ciências Contábeis (UECE) e em Engenharia Metalúrgica (UFC).

Everton Nogueira Silva, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Mestre em Economia Rural e Engenheiro Agrônomo (UFC).

Ivan de Oliveira Holanda Filho, Centro Universitário Ateneu

Pós-Graduação em Ensino de Matemática (UNIATENEU), Licenciado em Matemática (UECE).

Lorena Maria Gomes Bastos, Instituto Brasileiro de Formação

Especialista em Gestão Pública (UNICHRISTUS), Graduada em Administração de Empresas (UNI7) e Pós-Graduanda em Administração de Recursos Humanos no Setor Público pelo Instituto Brasileiro de Formação (IBF).

Citas

ARAÚJO, C.A. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Revista Em Questão, Porto Alegre, vol.12, nº 1, p.11-32, 2006.

CAPES. Web of Science lança nova versão de base de dados. Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, 2012. Acesso em 01 de maio de 2020. Disponível em: http://www.capes.gov.br/servicos/

COSTA, T.; LOPES, S.; FERNÁNDES-LLIMÓS, F.; AMANTE, M. J.; LOPES, P. F.

A Bibliometria e a Avaliação da Produção Científica: indicadores e ferramentas. Actas

do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, n. 11, out.

NASEER, M. M.; MAHMOOD, K. Use of bibliometrics in LIS research. LIBRES: Library of Information Science Research Eletronic Journal, v. 19, n.2, p. 1-11, sept. 2009.

OKUBO, Y. Bibliometric indicators and analysis of research systems: methods and examples. OCDE/GD, Paris, 1997.

REY-MARTÍ, A.; RIBEIRO SORIANO, D; PALACIOS – MARQUÉS, D. A bibliometric analysis of social entrepreneurship. Journal of Business Research, v.69, n.5, p. 1651-1655, 2016.

SAMBUICHI, R.H.S; OLIVEIRA, M.A.C de; SILVA, A.P.M da; LUEDEMANN, G. A sustentabilidade ambiental da agropecuária brasileira: impactos, políticas públicas e desafios. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Rio de Janeiro, 2012.

VANS, S.A de; STUMPFI, I.R.C. Procedimentos e ferramentas aplicados aos estudos bibliométricos. Inf. & Soc. Est., v. 20, n.2, p.67-75, 2010.

WANG, B. et al. An overview of climate change vulnerability: A Bibliometric Analysis based on Web of Science Database. Natural Hazards, v. 74, n.3, p. 1649-1666, 2014.

Publicado

2022-06-07

Cómo citar

Cruz, M. P. M. da, Silva, E. N., Holanda Filho, I. de O., & Bastos, L. M. G. (2022). GeoGebra: um estudo bibliométrico a partir da Plataforma WEB OF SCIENCE. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo. ISSN 2237-9657, 11(1), 022–036. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2022.v11i1p022-036

Número

Sección

Artigos