Análise das dificuldades de alunos da Educação de Jovens e Adultos ao realizarem atividades utilizando o GeoGebra no smartphone

Autores/as

  • Alice Bohrer Universidade Federal de Ouro Preto
  • Douglas da Silva Tinti Universidade Federal de Ouro Preto - Departamento de Educação Matemática (DEEMA) http://orcid.org/0000-0001-8332-5414

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2021.v10i2p073-088

Palabras clave:

GeoGebra, Funções Quadráticas, EJA

Resumen

O presente artigo é um recorte de uma pesquisa concluída e tem por investigar as dificuldades apresentadas por alunos do 2º ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ao utilizarem o GeoGebra no Smartphone para o estudo da Funções Quadráticas. Trata-se de um estudo qualitativo, que considerou o diário de campo e os registros dos alunos como fonte de dados. Analisa-se o desenvolvimento de Atividade, composta por 2 exercícios, que foi resolvida com o auxílio do GeoGebra instalado nos seus smartphones. A análise evidenciou que, inicialmente, os alunos apresentaram dificuldades em manusear o GeoGebra. Porém, tal dificuldade foi diminuindo à medida que se familiarizaram com esse aplicativo. Conclui-se que, apesar das dificuldades iniciais no manuseio do GeoGebra, apresentadas por alguns participantes da pesquisa, houve a percepção de que o uso do aplicativo facilitou a resolução das Atividades, dado que esse recurso possibilita uma melhor visualização em relação ao gráfico e contribui para a tomada de decisão.

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Biografía del autor/a

Alice Bohrer, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto.

Douglas da Silva Tinti, Universidade Federal de Ouro Preto - Departamento de Educação Matemática (DEEMA)

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com período sanduíche na Universidade de Sevilha/Espanha. Mestre em Educação Matemática pela PUC/SP. Especialista em Estatística Aplicada e Licenciado em Matemática e pela Universidade Metodista de São Paulo. É professor do Departamento de Educação Matemática (DEEMA) da Universidade Federal de Ouro Preto. 

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Publicado

2021-12-27

Cómo citar

Bohrer, A., & Tinti, D. da S. (2021). Análise das dificuldades de alunos da Educação de Jovens e Adultos ao realizarem atividades utilizando o GeoGebra no smartphone . Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo. ISSN 2237-9657, 10(2), 073–088. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2021.v10i2p073-088

Número

Sección

Artigos