GeoGebra como ferramenta facilitadora na resolução de problemas envolvendo função quadrática

Autores/as

  • Claudino Luís Tavares Monteiro UNICV
  • Adelino Lopes da Silva Escola Secundária de Chão Bom – Tarrafal

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i1p029-042

Palabras clave:

GeoGebra; Função Quadrática; Novas Tecnologias na Educação

Resumen

Este artigo tem por objetivo socializar os resultados da implementação do “Projeto Reforço da formação de professores de matemática em países de Língua Oficial Portuguesa, numa lógica STEAM & GeoGebra”. O projeto intitulado “GeoGebra como ferramenta facilitadora na resolução de problemas envolvendo função quadrática”, foi implementado na Escola Secundária de Chão Bom, com uma turma do 10º ano. A proposta foi trabalhar com esses alunos problemas envolvendo função quadrática usando o software educativo GeoGebra como recurso metodológico de forma a tornar o processo ensino-aprendizagem mais interativo e dinâmico. O principal objetivo deste trabalho é explorar as potencialidades pedagógicas do GeoGebra no ensino e aprendizagem da função quadrática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

Barbosa, E. F. (1998). Instrumentos de coleta de dados em pesquisas educacionais. Educativa, (pp. 1-5).

BOGDAM, C. R., & BIKLEN, S. K. (1994). INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO. Porto Editora.

HENZ, C. C. (2008). O USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. ERECHIM.

MATHEMATCS, N. C. (2000). Princípios e Normas para a Matemática Escolar. Lisboa: ISBN:0-87353-480-8.

NEVES, C. (2018). UMA ABORDAGEM DO ESTUDO DA DERIVADA DE UMA FUNÇÃO COM APLICAÇÃO DO GEOGEBRA. Universidade Aberta.

Niehues, K. C., & Vicente, A. (2013). A Utilização do Software GeoGebra como ferramenta pedagógica no processo ensino-aprendizagem de Função Quadrática, uma alternativa metodológica. OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR PDE , 17.

Silva, J. (2015). AS NOVAS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA ABORDAGEM SOBRE APLICAÇÕES DO GEOGEBRAEM TRIGONOMETRIA. Dissertação de Mestrado, Instituto de Ciências Matemáticae de Comunicação, São Carlos.

Valente, J. A. (2005). Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador. 1-18.

Yin, K. R. (2005). ESTUDO DE CASO planejamento e Métodos (3º edição ed.). BooKman.

Publicado

2023-06-06

Cómo citar

Monteiro, C. L. T., & Silva, A. L. da. (2023). GeoGebra como ferramenta facilitadora na resolução de problemas envolvendo função quadrática. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo. ISSN 2237-9657, 12(1), 029–042. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i1p029-042

Número

Sección

Artigos