GeoGebra como ferramenta facilitadora na resolução de problemas envolvendo função quadrática
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i1p029-042Palabras clave:
GeoGebra; Função Quadrática; Novas Tecnologias na EducaçãoResumen
Este artigo tem por objetivo socializar os resultados da implementação do “Projeto Reforço da formação de professores de matemática em países de Língua Oficial Portuguesa, numa lógica STEAM & GeoGebra”. O projeto intitulado “GeoGebra como ferramenta facilitadora na resolução de problemas envolvendo função quadrática”, foi implementado na Escola Secundária de Chão Bom, com uma turma do 10º ano. A proposta foi trabalhar com esses alunos problemas envolvendo função quadrática usando o software educativo GeoGebra como recurso metodológico de forma a tornar o processo ensino-aprendizagem mais interativo e dinâmico. O principal objetivo deste trabalho é explorar as potencialidades pedagógicas do GeoGebra no ensino e aprendizagem da função quadrática.
Descargas
Métricas
Citas
Barbosa, E. F. (1998). Instrumentos de coleta de dados em pesquisas educacionais. Educativa, (pp. 1-5).
BOGDAM, C. R., & BIKLEN, S. K. (1994). INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO. Porto Editora.
HENZ, C. C. (2008). O USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. ERECHIM.
MATHEMATCS, N. C. (2000). Princípios e Normas para a Matemática Escolar. Lisboa: ISBN:0-87353-480-8.
NEVES, C. (2018). UMA ABORDAGEM DO ESTUDO DA DERIVADA DE UMA FUNÇÃO COM APLICAÇÃO DO GEOGEBRA. Universidade Aberta.
Niehues, K. C., & Vicente, A. (2013). A Utilização do Software GeoGebra como ferramenta pedagógica no processo ensino-aprendizagem de Função Quadrática, uma alternativa metodológica. OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR PDE , 17.
Silva, J. (2015). AS NOVAS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA ABORDAGEM SOBRE APLICAÇÕES DO GEOGEBRAEM TRIGONOMETRIA. Dissertação de Mestrado, Instituto de Ciências Matemáticae de Comunicação, São Carlos.
Valente, J. A. (2005). Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador. 1-18.
Yin, K. R. (2005). ESTUDO DE CASO planejamento e Métodos (3º edição ed.). BooKman.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo. ISSN 2237-9657
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
No se cobrarán tasas de envío, procesamiento y publicación de los trabajos enviados a la revista, ni el registro del DOI en la Crossref.
Los autores mantienen sus derechos de autor y conceden a la revista el derecho a la primera publicación del trabajo, simultáneamente licenciada bajo una licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Licencia Internacional CC BY, que permite que otros compartan el trabajo con un reconocimiento de la autoría del mismo y publicación inicial en esta revista.
La revista GeoGebra incentiva a que sus autores registren sus trabajos en sistemas orientados a la gestión de información y comunicación de investigadores, tales como Academia.edu, Mendeley, ResearchGate etc.