Um Livro Dinâmico desenvolvido na plataforma GeoGebra para o ensino de Prismas e Pirâmides
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i3p066-079Palabras clave:
Livro Dinâmico, GeoGebra, Geometria EspacialResumen
Neste artigo, apresentamos parte de uma pesquisa que teve como objetivo analisar o potencial didático de um livro dinâmico de Geometria desenvolvido na plataforma GeoGebra para o processo de aprendizagem e ensino de prismas e pirâmides. A pesquisa se baseou, sobretudo, na Teoria dos Registros de Representações Semióticas de Duval. Para a produção do Livro Dinâmico buscamos apoio de aportes teóricos e exemplos de materiais disponíveis na plataforma GeoGebra. O livro dinâmico foi utilizado de forma presencial com estudantes do 3º ano do Ensino Médio e a análise dos resultados mostrou que ele pode contribuir para o desenvolvimento das apreensões perceptiva, discursiva, sequencial e operatória por parte dos estudantes.
Descargas
Métricas
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
DUVAL, R. Abordagem cognitiva de problemas de geometria em termos de congruência. Tradução Méricles Thadeu Moretti. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 7, n. 1, p.118-138, 2012c.
https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2012v7n1p118
Acesso em: 31 jan. 2023.
DUVAL, R. Diferenças semânticas e coerência matemática: introdução aos problemas de congruência. Tradução Méricles Thadeu Moretti. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 7, n. 1, p. 97-117, 2012b.
https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2012v7n1p97/22381 Acesso em: 31 jan. 2023.
DUVAL R. (1994). Les différents fonctionnements d’une figure dans une démarche géométrique. Repères IREM, 17, 121-138.
DUVAL, R. Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento. Tradução Méricles Thadeu Moretti. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 7, n. 2, p. 266-297, 2012a. https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2012v7n2p266/23465 Acesso em: 31 jan. 2023.
DUVAL, R. Semiósis e Pensamento Humano: Registros semióticos e aprendizagens intelectuais. Tradução L. F LEVY; M.R.A SILVEIRA. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2009.
LORENZATO, S. A. Por que não ensinar Geometria? Disponível em: < http://professoresdematematica.com.br/wa_files/0_20POR_20QUE_20NAO_20ENSINAR_20GEOMETRIA.pdf https://revistas.pucsp.br/IGISP/article/download/47318/33678 >. Acesso em: 10 abr. 2022.
NÓBRIGA, J. C. C.; DANTAS, S. C. Uma Proposta de Atividade com Feedbacks Automáticos no GeoGebra. Disponível em: < https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/12755 >. Acesso em 10 jun. 2022.
NÓBRIGA, J. C. C. Demonstrações Matemáticas Dinâmicas. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2019.e61725/40047 >. Acesso em: 01 abr. 2022.
NÓBRIGA, J. C. C.; SIPLE, I. Z. Livros Dinâmicos de Matemática. Disponível em: < https://revistas.pucsp.br/IGISP/article/download/47318/33678 >. Acesso em: 01 abr. 2022.
PAVANELLO, M. R. Por que ensinar/aprender Geometria? Disponível em: < http://www.cascavel.pr.gov.br/arquivos/14062012_curso__32_e_39_-_matematica_-_clecimara_medeiros.pdf >. Acesso em: 10 mai.2022.
ROGENSKI, M. L. C.; PEDROSO, S. M. D. O Ensino da Geometria na Educação Básica: realidade e possibilidades. 2009. Disponível em: < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/44-4.pdf >. Acesso em: 12 abr. 2022.
SANTOS, S. C. A Produção matemática em um ambiente virtual de aprendizagem: O caso da geometria euclidiana espacial. Dissertação de mestrado defendida no Programa de pós-graduação em Educação Matemática – Área de Concentração em Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosófico-Científicos. Unesp. 2006.
SCHULZ, M. de A. Números racionais e suas representações com base no ensino híbrido. Dissertação de mestrado defendida no programa de pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Furb. 2017
SETTIMY, T. F. de O. Desenvolvendo a visualização por meio de papel, lápis e toques na tela. 2019. Disponível em: < http://eventos.sbem.com.br/index.php/EBRAPEM/EBRAPEM2019/paper/view/310/467 >. Acesso em: 12 abr. 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo. ISSN 2237-9657
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
No se cobrarán tasas de envío, procesamiento y publicación de los trabajos enviados a la revista, ni el registro del DOI en la Crossref.
Los autores mantienen sus derechos de autor y conceden a la revista el derecho a la primera publicación del trabajo, simultáneamente licenciada bajo una licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Licencia Internacional CC BY, que permite que otros compartan el trabajo con un reconocimiento de la autoría del mismo y publicación inicial en esta revista.
La revista GeoGebra incentiva a que sus autores registren sus trabajos en sistemas orientados a la gestión de información y comunicación de investigadores, tales como Academia.edu, Mendeley, ResearchGate etc.