Um Livro Dinâmico desenvolvido na plataforma GeoGebra para o ensino de Prismas e Pirâmides

Autores/as

  • Renato Gamba Torres Furb
  • Jorge Cássio Costa Nóbriga UFSC

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i3p066-079

Palabras clave:

Livro Dinâmico, GeoGebra, Geometria Espacial

Resumen

Neste artigo, apresentamos parte de uma pesquisa que teve como objetivo analisar o potencial didático de um livro dinâmico de Geometria desenvolvido na plataforma GeoGebra para o processo de aprendizagem e ensino de prismas e pirâmides. A pesquisa se baseou, sobretudo, na Teoria dos Registros de Representações Semióticas de Duval. Para a produção do Livro Dinâmico buscamos apoio de aportes teóricos e exemplos de materiais disponíveis na plataforma GeoGebra. O livro dinâmico foi utilizado de forma presencial com estudantes do 3º ano do Ensino Médio e a análise dos resultados mostrou que ele pode contribuir para o desenvolvimento das apreensões perceptiva, discursiva, sequencial e operatória por parte dos estudantes.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

DUVAL, R. Abordagem cognitiva de problemas de geometria em termos de congruência. Tradução Méricles Thadeu Moretti. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 7, n. 1, p.118-138, 2012c.

https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2012v7n1p118

Acesso em: 31 jan. 2023.

DUVAL, R. Diferenças semânticas e coerência matemática: introdução aos problemas de congruência. Tradução Méricles Thadeu Moretti. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 7, n. 1, p. 97-117, 2012b.

https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2012v7n1p97/22381 Acesso em: 31 jan. 2023.

DUVAL R. (1994). Les différents fonctionnements d’une figure dans une démarche géométrique. Repères IREM, 17, 121-138.

DUVAL, R. Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento. Tradução Méricles Thadeu Moretti. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 7, n. 2, p. 266-297, 2012a. https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2012v7n2p266/23465 Acesso em: 31 jan. 2023.

DUVAL, R. Semiósis e Pensamento Humano: Registros semióticos e aprendizagens intelectuais. Tradução L. F LEVY; M.R.A SILVEIRA. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2009.

LORENZATO, S. A. Por que não ensinar Geometria? Disponível em: < http://professoresdematematica.com.br/wa_files/0_20POR_20QUE_20NAO_20ENSINAR_20GEOMETRIA.pdf https://revistas.pucsp.br/IGISP/article/download/47318/33678 >. Acesso em: 10 abr. 2022.

NÓBRIGA, J. C. C.; DANTAS, S. C. Uma Proposta de Atividade com Feedbacks Automáticos no GeoGebra. Disponível em: < https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/12755 >. Acesso em 10 jun. 2022.

NÓBRIGA, J. C. C. Demonstrações Matemáticas Dinâmicas. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2019.e61725/40047 >. Acesso em: 01 abr. 2022.

NÓBRIGA, J. C. C.; SIPLE, I. Z. Livros Dinâmicos de Matemática. Disponível em: < https://revistas.pucsp.br/IGISP/article/download/47318/33678 >. Acesso em: 01 abr. 2022.

PAVANELLO, M. R. Por que ensinar/aprender Geometria? Disponível em: < http://www.cascavel.pr.gov.br/arquivos/14062012_curso__32_e_39_-_matematica_-_clecimara_medeiros.pdf >. Acesso em: 10 mai.2022.

ROGENSKI, M. L. C.; PEDROSO, S. M. D. O Ensino da Geometria na Educação Básica: realidade e possibilidades. 2009. Disponível em: < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/44-4.pdf >. Acesso em: 12 abr. 2022.

SANTOS, S. C. A Produção matemática em um ambiente virtual de aprendizagem: O caso da geometria euclidiana espacial. Dissertação de mestrado defendida no Programa de pós-graduação em Educação Matemática – Área de Concentração em Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosófico-Científicos. Unesp. 2006.

SCHULZ, M. de A. Números racionais e suas representações com base no ensino híbrido. Dissertação de mestrado defendida no programa de pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Furb. 2017

SETTIMY, T. F. de O. Desenvolvendo a visualização por meio de papel, lápis e toques na tela. 2019. Disponível em: < http://eventos.sbem.com.br/index.php/EBRAPEM/EBRAPEM2019/paper/view/310/467 >. Acesso em: 12 abr. 2022.

Publicado

2023-11-28

Cómo citar

Torres, R. G., & Nóbriga, J. C. C. . (2023). Um Livro Dinâmico desenvolvido na plataforma GeoGebra para o ensino de Prismas e Pirâmides. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo. ISSN 2237-9657, 12(3), 066–079. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i3p066-079