Experiências de orientação de trabalhos com GeoGebra
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i2p022-043Palabras clave:
GeoGebra, orientação, trabalhos de conclusão de cursoResumen
Este texto tem como objetivo apresentar algumas produções envolvendo o GeoGebra que foram fruto de trabalhos orientados pelo autor. Desse modo, ao longo das diversas seções são apresentados cinco trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos sob orientação do autor e, ao final, é descrita uma experiência de ensino que envolveu a produção de atividades com o GeoGebra no âmbito de uma disciplina do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – Profmat – que ocorreu durante o período de ensino remoto emergencial. Como resultado dessas vivências revela-se a importância de garantir a autonomia e o protagonismo dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem e de propor trabalhos com o GeoGebra que sigam por essa direção.
Descargas
Métricas
Citas
ARAGÃO, Fabrícia Pinho. Poliedros de Kepler-Poinsot: explorando poliedros regulares não convexos com o Geogebra. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação (Licenciatura Integrada em Matemática e Física) – Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, 2022.
FERREIRA, Antonio Cerino Dias. O processo de construção dos poliedros de Arquimedes: uma visão dinâmica a partir do GeoGebra. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação (Licenciatura Integrada em Matemática e Física) – Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, 2019.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução: Marcelo Brandão Cipolla. 2. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.
LAGES, Brenno da Rocha. Uma Simplificação do Problema de Apolônio em Construções Dinâmicas. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação (Licenciatura Integrada em Matemática e Física) – Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, 2022.
MACHADO, Ana Maria Netto. A relação entre a autoria e a orientação no processo de elaboração de teses e dissertações. In: BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto (org.). A Bússola do Escrever. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 60-81.
MARTINS, Isabel Cristina Tavares. Ensino de Trigonometria: uma proposta de atividades online na plataforma Geogebra. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação (Licenciatura Integrada em Matemática e Física) – Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, 2021.
SANTOS, Brenda Larissa Ruela. Batalha dos Polígonos e Teorema de Pick: uma proposta de atividade para o ensino de geometria. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação (Licenciatura Integrada em Matemática e Física) – Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo. ISSN 2237-9657
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
No se cobrarán tasas de envío, procesamiento y publicación de los trabajos enviados a la revista, ni el registro del DOI en la Crossref.
Los autores mantienen sus derechos de autor y conceden a la revista el derecho a la primera publicación del trabajo, simultáneamente licenciada bajo una licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Licencia Internacional CC BY, que permite que otros compartan el trabajo con un reconocimiento de la autoría del mismo y publicación inicial en esta revista.
La revista GeoGebra incentiva a que sus autores registren sus trabajos en sistemas orientados a la gestión de información y comunicación de investigadores, tales como Academia.edu, Mendeley, ResearchGate etc.