Da Matemática Experimental à ferramenta didática: o papel do GeoGebra na formação de professores da educação básica

Autores/as

  • Yuriko Yamamoto Baldin Universidade de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i2p194-220

Palabras clave:

Matemática Experimental, Geometria Dinâmica na formação de professores , GeoGebra na aprendizagem participativa

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar resultados da pesquisa da autora sobre o papel do GeoGebra na formação de professores de matemática da educação básica, baseando as discussões no conceito de Geometria Dinâmica que promoveu possibilidades de transformação do ambiente de ensino e aprendizagem em torno do início do século XXI, quando o desenvolvimento dos programas computacionais cada vez mais acessíveis trouxe o desafio de integrar a tecnologia na educação básica. A metodologia da pesquisa utiliza o conceito de Matemática Experimental aplicada na metodologia de resolução de problemas num ambiente de aprendizagem participativa. Os resultados ilustram a trajetória da pesquisa da autora em que GeoGebra é usado em diferentes projetos de melhoria de ensino, aprendizagem, e educação de professores de matemática básica, além de atividades de exploração para alunos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

BAILEY, D.H., BORWEIN, J.M.; Mathematics by Experiment: plausible reasoning in the 21st century. A. K. Peters Publishing. 2003.

BALDIN, Y.Y., On some important aspects in preparing teachers to teach with technology. Proceedings of 2nd International Congress on Teaching Mathematics- ICTM2, Crete. 2002.

BALDIN, Y.Y. ; VILLAGRA, G.A.L.;´Atividades com Cabri-Géomètre II para Cursos de Licenciatura e Professores do Ensino Fundamental e Médio. EdUFSCar. São Carlos. 2002.

BALDIN, Y.Y., Resolução de problemas e o Ensino de Geometria. Minicurso na Reunião Regional da SBPC , Teresina PI. 2004.

BALDIN, Y.Y., Relação entre Metodologia de Resolução de Problemas e o conceito de Matemática Experimental. Apresentação da palestra na PUC-SP. 2005.

BALDIN, Y.Y., Explorando a Geometria Dinâmica em diferentes estratégias de Ensino de Matemática. Apresentação da palestra no Seminário de Geometria Dinâmica, PUC-RJ. 2006.

BALDIN, Y.Y., Explorando a Resolução de Problemas:visualização e validação. Minicurso do evento Encerramento PIC-OBMEP (2006). Mairiporã. 2008.

BALDIN, Y.Y. The Lesson Study as a strategy to change the paradigm of teaching mathematics: a Brazilian experience. Presentation APEC Tsukuba Conference. Tokyo: University of Tsukuba. 2010.

BALDIN, Y.Y., FURUYA, Y. K. S. ; Geometria Analítica para Todos, atividades com Octave e GeoGebra. São Carlos: EdUFSCar. 2011. ISBN : 978-85-760-0249-9

BALDIN, Y.Y., Problemas de geometria que não são trabalhados na escola- Nível 1, Oficina EHH- 2012-OBMEP. Friburgo, 2013.

BALDIN, Y.Y., A study of quadrilaterals aiming at the development of skills to solve area problems without formulae. Workshop presented in Pre EARCOME6 GeoGebra Conference. Phuket, Thailand. 2013a.

BALDIN, Y.Y., Mathematics and Mathematics Education: the technology as a strategy of a hermeneutical approach of the History of Mathematics to teach school mathematics content. Presentation at Tsukuba Global Science Week. Tsukuba, Japão. 2015.

BALDIN, Y.Y., SILVA, A.F. ; Resolução de Problemas na Sala de Aula : uma proposta da OBMEP para capacitação de professores em estratégias de Ensino de Matemática, Volume 1. Rio de Janeiro : IMPA/OBMEP. 2016. ISBN : 978-85-244-0424-5.

Acessível pelo site https://portaldaobmep.impa.br/index.php/site/index?a=1

BALDIN, Y.Y., Challenges in Integrating Technology in Teaching and Learning Mathematics in Basic Education. In Electronic Proceedings of 21st Asian Technology Conference in Mathematics: Teaching and Learning Mathematics, Science and Engineering through Technology. Thailand: Mathematics and Technology, LLC. 2016a. ISSN 1940-4204.

Acessível pelo site https://atcm.mathandtech.org/EP2016/invited.html

BALDIN, Y.Y., GeoGebra como apoio ao “Ensino por questionamentos” para a aprendizagem por descobertas no Ensino Básico. Em Córdoba, FJ, Ciro, LA & Molina, JC (Eds.) Avances en la integración de tecnologías para la innovación en educación, Congreso Latinoamericano de GeoGebra 2016. Medellín. Pp. 173-176. 2018.

BALDIN, Y.Y., Minicurso Parábola e Função Quadrática : exploração, conexão e expansão dentro do currículo escolar. XL Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional – CNMAC. 2021.

LABORDE, C. Technology as a tool to mediating knowledge in the teaching of Mathematics. In Proceedings of 8th Asian Technology Conference in Mathematics – ATCM. Volume 1. Taiwan. 2003.

MARIOTTI, M. A., CERULLI, M.; Semiotic mediation for algebra teaching and learning. In Proceedings of 25th Conference for the International Group for the PME. Volume 3, p. 225-232. 2001.

PAPERT, S., Mindstorms : Children, Computers and Powerful Ideas. New York : Basic Books. 1980. (Título da tradução em português : Logo : Computadores e Educação. São Paulo : Editora Brasiliense. 1985.)

PERRENOUD, P., Dez novas competências para ensinar. Artmed Editora. 2000.

POLYA, G. How to Solve it. Princeton University Press 1945. (Título em português : A Arte de resolver problemas)

WAITS, B.K., DEMANA, F.; Calculators in Mathematics Teaching and Learning: Past, Present, and Future. In E. Laughbaum (Ed) Hand-Held Technology in Mathematics and Science Education, A Collection of Papers, The Ohio State University. 1999.

Publicado

2023-09-28

Cómo citar

Baldin, Y. Y. (2023). Da Matemática Experimental à ferramenta didática: o papel do GeoGebra na formação de professores da educação básica. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo. ISSN 2237-9657, 12(2), 194–220. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i2p194-220