Usando o GeoGebra 3D para reinterpretar a fachada do Museu Oscar Niemeyer

Autores/as

  • Rudimar Luiz Nós UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0002-9219-0811
  • Katiane Souza de Oliveira Colégio Estadual Rocha Pombo
  • Olga Harumi Saito UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paran

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i2p113-129

Palabras clave:

Parábola, Hipérbole, Prismas

Resumen

Apresentamos neste trabalho uma releitura da fachada do Museu Oscar Niemeyer construída no GeoGebra 3D. Na reinterpretação, empregamos seções cônicas, como a parábola e a hipérbole, para confeccionar o prismóide que representa a parte da fachada que tem o formato de um olho e prismas para descrever a base do olho e a estrutura original. Objetivamos com a construção relacionar geometria e arte e aplicar conceitos de geometria espacial e de geometria analítica com uma tecnologia digital. Desta forma, o trabalho está em consonância com as competências e habilidades específicas do Referencial Curricular para o Ensino Médio do Paraná. Concluímos que o GeoGebra 3D é uma excelente ferramenta para construir releituras tridimensionais e pode ser empregado pelo(a) professor(a) de geometria em todos os níveis de ensino.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Rudimar Luiz Nós, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4377393528295346

Katiane Souza de Oliveira, Colégio Estadual Rocha Pombo

CV Lattes:

http://lattes.cnpq.br/0456174900223250

Olga Harumi Saito, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paran

CV Lattes:

http://lattes.cnpq.br/4924034629819476

Citas

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB/CNE, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 11 out. 2023.

CELERE. Construção do Museu Oscar Niemeyer (MON): história, detalhes arquitetônicos e curiosidades. São Paulo: Celere, 2021. Disponível em: https://celere-ce.com.br/grandes-obras-da-engenharia/museu-oscar-niemeyer/. Acesso em: 01 dez. 2023.

DANIEL, B. Aprendendo geometria por meio de releituras de obras de artes. 36 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) – Universidade Regional de Blumenau. Blumenau, 2021.

GEOGEBRA. Baixar aplicativos GeoGebra. [S.l.]: GeoGebra, 2023. Disponível em: https://www.geogebra.org/download?lang=pt. Acesso em: 11 out. 2023.

NÓS, R. L. et al. Usando o GeoGebra para explorar lugares geométricos e construções tridimensionais. I Encontro Nacional do Mestrado Profmat, IMPA, 2023.

OLIVEIRA, K. S. de. Investigando problemas aritméticos, algébricos e geométricos com o GeoGebra e o GNU Octave. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2023.

PARANÁ, G. do. História do museu Oscar Niemeyer. Curitiba: Museu Oscar Niemeyer – Governo do Paraná, 2023. Disponível em: https://www.museuoscarniemeyer.org.br/sobre/historia. Acesso em: 11 out. 2023.

PARANÁ. Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP). Curitiba: SEED, 2021a. Disponível em: https://professor.escoladigital.pr.gov.br/crep. Acesso em: 11 out. 2023.

PARANÁ. Referencial Curricular para o Ensino Médio do Paraná. Curitiba: SEED, 2021b. Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2021-08/referencial_curricular_novoem_11082021.pdf. Acesso em: 11 out. 2023.

SÁNCHEZ, S. M. Torre Eiffel real. Disponível em: https://www.geogebra.org/m/h9m2gXhp. Acesso em: 11 out. 2023.

SEGURA, C. S. C. Releitura de obras de arte pelo viés da geometria analítica: uma proposta interdisciplinar para o ensino de matemática. 112 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) – Universidade Estadual de Londrina. Londrina, 2013.

Publicado

2024-11-18

Cómo citar

Nós, R. L., Oliveira, K. S. de, & Saito, O. H. (2024). Usando o GeoGebra 3D para reinterpretar a fachada do Museu Oscar Niemeyer. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo. ISSN 2237-9657, 13(2), 113–129. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i2p113-129

Número

Sección

Propuestas de acción