GeoGebra como Software auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de funções quadráticas
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i1p061-0089Palabras clave:
GeoGebra & STEAM, Função Quadrática, Aprendizagem SignificativaResumen
O presente trabalho pretende analisar o uso do GeoGebra no contexto da Educação STEAM como ferramenta auxiliar ao estudo das Funções Quadráticas, visando fomentar a aprendizagem com compreensão e significativa dos conceitos matemáticos, de forma ativa e interativa. Optou-se por um estudo de caso exploratório, de natureza essencialmente qualitativa. A experiência envolveu uma turma da 9ª classe da Escola Secundária Unidade T3, com 120 alunos. No contexto de utilização do GeoGebra, com condições precárias e desprovidas de tecnologia, verificou-se que as ações inovadoras provocaram uma interação participativa e colaborativa, mostrando um instigante e significativo interesse nos alunos na construção do conhecimento matemático. O GeoGebra levou-nos a ver que é possível melhorar o ensino e a aprendizagem das Funções Quadráticas, aliando a teoria e a prática em diferentes situações da vida real. Assim, o foco deste artigo centra-se na apresentação dos resultados trabalhos desenvolvidos no âmbito da experiência supracitada.
Palavras-chave: GeoGebra & STEAM, Função Quadrática, Aprendizagem Significativa.
Descargas
Métricas
Citas
BITTAR, M. A Escolha do Software Educacional e a Proposta Didática do Professor: estudo de alguns exemplos em matemática. In: BELINE, Willian; COSTA, Nielce Meneguelo Lobo da (Org.). Educação Matemática, Tecnologia e Formação de Professores: algumas reflexões. Campo Mourão, PR: Editora de Fecilcam, 2010.
COSTA, M. R. D. S. C., AMÂNCIO, A. G. L. A., BRITO, C. D. S. B., CIPRIANO, J. D. R. C., CLEMENTE, E. T. M. C. C., RORIZ, J. W. R. C. C., ... & SOUZA, W. L. B. S. (2021). ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM PARA EVITAR A EVASÃO ESCOLAR PÓS PANDEMIA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, 3(2), 84-88.
DA SILVA, Ana Paula Freire. A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA MARIA DO SOCORRO MAIA, 2021.
DEMO, Pedro. Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC, 2008; DOS SANTOS, J. M.; SILVEIRA, A. LAVICZA, Z. Abordagem STEAM e GeoGebra - Aprendizagem e ensino das Ciências na formação de professores de Cabo Verde. Sensos-e, v. 9, n. 2, 2022, DOI 10.34630.
ERICKSON, F. Qualitative methods in research on teaching. In M. C. Wittrock (Ed.), Handbook of research on teaching (pp. 119-161), 1986.
MONTEIRO, CLAUDINO LUÍS TAVARES; DA SILVA, ADELINO GOMES, GeoGebra como ferramenta facilitadora na resolução de problemas envolvendo função quadrática, 2023.
MORAN, José Manuel, MASSETTO, Marcos T., BEHRENS Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediações pedagógicas. Campinas, SP. Papirus, 2012.
[NCTM] National Council of Teachers of Mathematics. Princípios para a ação: Assegurar a todos o sucesso em Matemática. Lisboa: Associação de Professores de Matemática. 2017. (Obra original em inglês publicada em 2014).
PRENSKY, M. Digital Natives, Digital Immigrants. MCB University Press, 2001.
SILVEIRA, A. P. R. O GeoGebra na formação e aprendizagem de transformações geométricas isométricas no plano euclidiano. 2015. Tese de Doutorado. Universidade de Aveiro (Portugal).
SILVEIRA, A. P. R. Relatório final de atividades Projeto “GeoGebra & STEAM: Implicações para a melhoria da Educação Matemática em Moçambique”. Pós-doutoramento em Educação Matemática. 2023. inED-ESE. Instituto Politécnico do Porto.
SOUZA, J. A.; CIRILO, E. M.; SILVA, N. D.; RICCI, M. F. C. M. & RODRIGUES, M. F. A importância das Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) como ferramenta pedagógica na educação infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Revista Mosaico. 2017.
UDZIWI, Revista de Educação da Universidade Pedagógica, Centro de Estudos de Políticas Educativas (CEPE) da Universidade Pedagógica de Moçambique (UP), 2016.
VIEIRA, Rosângela Souza. O papel das tecnologias da informação e comunicação na educação: um estudo sobre a percepção do professor/aluno. Formoso - BA: Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), 2011. v. 10.
YIN, R. K. Estudo de Caso. Planeamento e métodos. 3ª Edição. São Paulo: Bookman, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo. ISSN 2237-9657
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
No se cobrarán tasas de envío, procesamiento y publicación de los trabajos enviados a la revista, ni el registro del DOI en la Crossref.
Los autores mantienen sus derechos de autor y conceden a la revista el derecho a la primera publicación del trabajo, simultáneamente licenciada bajo una licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Licencia Internacional CC BY, que permite que otros compartan el trabajo con un reconocimiento de la autoría del mismo y publicación inicial en esta revista.
La revista GeoGebra incentiva a que sus autores registren sus trabajos en sistemas orientados a la gestión de información y comunicación de investigadores, tales como Academia.edu, Mendeley, ResearchGate etc.