Visualização de elementos do Teorema de Ascoli-Arzelà com ferramentas do software GeoGebra

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i3p141-154

Palabras clave:

Teorema de Ascoli-Arzelà, Equicontinuidade, Convergência Uniforme

Resumen

A assimilação de conceitos como equicontinuidade e convergência uniforme é desafiadora devido a sua natureza abstrata e à complexa interação entre diferentes parâmetros presentes em suas definições. O objetivo deste artigo é explorar o uso de ferramentas do software GeoGebra na visualização dos conceitos de continuidade e convergência presentes no enunciado do Teorema de Ascoli-Arzelà. A metodologia se baseia no uso das ferramentas de Controle Deslizante e Rastro do software GeoGebra para analisar a variação dos parâmetros presentes nas definições dos conceitos estudados. As técnicas de visualização exploradas são validadas pela sua aplicação em exemplos e contraexemplos de cada conceito apresentado ao longo do texto. Espera-se que as técnicas de visualização apresentadas neste trabalho possam contribuir para o ensino dos conceitos aqui estudados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Francisco Regis Vieira Alves, Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Estado do Ceará

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1998), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado em Matemática Pura pela Universidade Federal do Ceará (2001) e mestrado em Educação, com ênfase em Educação Matemática, pela Universidade Federal do Ceará (2002). Doutorado com ênfase no ensino de Matemática (UFC - 2011). Atualmente é professor TITULAR do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do estado do Ceará/ IFCE - 40h/a com DE, do curso de Licenciatura em Matemática e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 (2020 - 2026). Professor do Doutorado em Associação em Rede de Pós-Graduação em Ensino (RENOEN) e do Mestrado Acadêmico em Ensino de Cièncias e Matemática do do Mestrado Profissional em Educação Profissional Tecnológica PROEPT-IFCE. Tem experiência na área de Matemática e atuando principalmente nos seguintes temas: Didática da matemática, História da Matemática, Análise Real, Filosofia da Matemática e Tecnologias aplicadas ao ensino de matemática para o nível superior. Com pesquisa voltada ao ensino de Cálculo I, II, III, Análise Complexa, EDO, Teoria dos Números. E na Universidade Aberta do Brasil, com o ensino a distância de Matemática. Desenvolve pesquisa direcionada para o ensino do Cálculo a Várias Variáveis e sua transição interna. Atua também no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) - UFC (2013 - 2021). Revisor e parecerista ad hoc dos seguintes periódicos: Vydya Educação, Sinergia - IFSP, Rencima - Revista de Ensino de Ciências e Matemática, Revista do Instituto Geogebra de São Paulo, Tear - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Boletim Online de Educação Matemática - BoEM e revista REMAT: Revista Eletrônica da Matemática. Comitê editorial do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM) e Coordenador do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PGECM/IFCE (acadêmico). no período de 2015/2020 e Membro do Consenho Científico da revista ForSCience - IFMG. Avaliador da EURASIA Journal of Mathematics, Science and Technology Education e International Electronic Journal of Mathematics Education. Membro (Editorial Board) da revista CONTEMPORARY MATHEMATICS AND SCIENCE EDUCATION. Membro do conselho editorial Revista Prática Docente. Parecerista de projetos para a Chamada CNPqNº 09/2020, Chamada CNPq Nº 4/2021, Chamada CNPq Nº 9/2022 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa - PQ. Participou da coordenação e implantação do primeiro doutorado no Instituto Federal de Ciências e Tecologia do Estado do Ceará. Coordenador do primeiro doutorado no Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Estado do Ceará - IFCE (2022 - ). Membro Titular do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2021/2022), designado mediante a Resolução nº 48/2021. Membro titular do Conselho Editorial da Editora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - EDIFCE (2021/2022). Avaliador externo de projetos de pesquisa do Doutorado (profissional) em Didática de Ciências e Tecnologia da Universidade de Trás-os-Montes (UTAD) - Portugal.

Citas

ALVES, F. R. V. Exploração de noções topológicas na transição do Cálculo para a Análise Real com o GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v. 1, n. 1, p. 165-179, 2012.

ALVES, F. R. V.; NETO, H. B. Interpretação geométrica de definições e teoremas: o caso da Análise Real. In: CONFERÊNCIA LATINOAMERICANA DE GEOGEBRA, 1., 2012, Montevidéu. Anais... Montevidéu: Editora Universitária, 2012. p. 322-329.

ALVES, F. R. V.; FONTENELE, F. C. F.; LUCAS, C. M. do N. Descrição gráfico-geométrica de exemplos e teoremas com apoio do Geogebra: convergência de funções. Essentia: Revista de Cultura, Ciência e Tecnologia, Sobral, v. 17, n. 2, p. 112-137, jun. 2016.

BOTTAZINI, U. The Higher Calculus: A History of Real and Complex Analysis from Euler to Weierstrass. New York: Springer Verlag, 1986.

GRAY, J. The Real and the Complex: A History of Analysis in the 19th Century. New York: Springer Verlag, 2015.

GOMES, D. O. et al. Quatro ou Mais Pontos de Vista sobre o Ensino de Análise Matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 29, n. 53, p. 1242-1267, 2015.

LACERDA, G. K. S. et al. A compreensão do Teorema Fundamental do Cálculo em uma atividade exploratória com o uso do GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, v. 9, n. 2, p. 35-51, 2020.

LIMA, E. L. Curso de Análise. Rio de Janeiro: Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, v. 1, 14.ed., 2013.

MAZZI, L. C. Experimentação com o GeoGebra: revisitando alguns conceitos da análise real. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2014.

MOREIRA, P. C.; VIANNA, C. R. Por Que Análise Real na Licenciatura? Um Paralelo entre as Visões de Educadores Matemáticos e Matemáticos. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 30, n. 55, p. 515-534, 2016.

NASCIMENTO, A. G. C., ESQUINCALHA, A. C. Construção de um GeoGebra Book para estudo de Cálculo e Análise. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA “DESENVOLVIMENTO CURRICULAR, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA”, 1., 2017, Santo Antônio de Pádua. Anais... Santo Antônio de Pádua: PROPPI/UFF, 2017. p. 52-56.

OTERO-GARCIA, S. C.; BARONI, R. L. S.; MARTINES, P. T. Uma trajetória da disciplina de Análise e o seu papel para a formação do professor de matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 15, n. 3, p. 692-717, 2013.

PINTO, M. M.; SCHEINER, T. Visualização e ensino de Análise Matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 17, n. 3, p. 638-654, 2015.

REIS, F. S. A Tensão entre Rigor e Intuição no Ensino de Cálculo e Análise: a visão de professores-pesquisadores e autores de livros didáticos. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.

Publicado

2024-11-18

Cómo citar

Costa, A. L. A. da, & Alves, F. R. V. (2024). Visualização de elementos do Teorema de Ascoli-Arzelà com ferramentas do software GeoGebra. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo. ISSN 2237-9657, 13(3), 141–154. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i3p141-154

Número

Sección

Propuestas de acción