Visualização de elementos do Teorema de Ascoli-Arzelà com ferramentas do software GeoGebra
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i3p141-154Palabras clave:
Teorema de Ascoli-Arzelà, Equicontinuidade, Convergência UniformeResumen
A assimilação de conceitos como equicontinuidade e convergência uniforme é desafiadora devido a sua natureza abstrata e à complexa interação entre diferentes parâmetros presentes em suas definições. O objetivo deste artigo é explorar o uso de ferramentas do software GeoGebra na visualização dos conceitos de continuidade e convergência presentes no enunciado do Teorema de Ascoli-Arzelà. A metodologia se baseia no uso das ferramentas de Controle Deslizante e Rastro do software GeoGebra para analisar a variação dos parâmetros presentes nas definições dos conceitos estudados. As técnicas de visualização exploradas são validadas pela sua aplicação em exemplos e contraexemplos de cada conceito apresentado ao longo do texto. Espera-se que as técnicas de visualização apresentadas neste trabalho possam contribuir para o ensino dos conceitos aqui estudados.
Descargas
Métricas
Citas
ALVES, F. R. V. Exploração de noções topológicas na transição do Cálculo para a Análise Real com o GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v. 1, n. 1, p. 165-179, 2012.
ALVES, F. R. V.; NETO, H. B. Interpretação geométrica de definições e teoremas: o caso da Análise Real. In: CONFERÊNCIA LATINOAMERICANA DE GEOGEBRA, 1., 2012, Montevidéu. Anais... Montevidéu: Editora Universitária, 2012. p. 322-329.
ALVES, F. R. V.; FONTENELE, F. C. F.; LUCAS, C. M. do N. Descrição gráfico-geométrica de exemplos e teoremas com apoio do Geogebra: convergência de funções. Essentia: Revista de Cultura, Ciência e Tecnologia, Sobral, v. 17, n. 2, p. 112-137, jun. 2016.
BOTTAZINI, U. The Higher Calculus: A History of Real and Complex Analysis from Euler to Weierstrass. New York: Springer Verlag, 1986.
GRAY, J. The Real and the Complex: A History of Analysis in the 19th Century. New York: Springer Verlag, 2015.
GOMES, D. O. et al. Quatro ou Mais Pontos de Vista sobre o Ensino de Análise Matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 29, n. 53, p. 1242-1267, 2015.
LACERDA, G. K. S. et al. A compreensão do Teorema Fundamental do Cálculo em uma atividade exploratória com o uso do GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, v. 9, n. 2, p. 35-51, 2020.
LIMA, E. L. Curso de Análise. Rio de Janeiro: Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, v. 1, 14.ed., 2013.
MAZZI, L. C. Experimentação com o GeoGebra: revisitando alguns conceitos da análise real. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2014.
MOREIRA, P. C.; VIANNA, C. R. Por Que Análise Real na Licenciatura? Um Paralelo entre as Visões de Educadores Matemáticos e Matemáticos. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 30, n. 55, p. 515-534, 2016.
NASCIMENTO, A. G. C., ESQUINCALHA, A. C. Construção de um GeoGebra Book para estudo de Cálculo e Análise. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA “DESENVOLVIMENTO CURRICULAR, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA”, 1., 2017, Santo Antônio de Pádua. Anais... Santo Antônio de Pádua: PROPPI/UFF, 2017. p. 52-56.
OTERO-GARCIA, S. C.; BARONI, R. L. S.; MARTINES, P. T. Uma trajetória da disciplina de Análise e o seu papel para a formação do professor de matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 15, n. 3, p. 692-717, 2013.
PINTO, M. M.; SCHEINER, T. Visualização e ensino de Análise Matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 17, n. 3, p. 638-654, 2015.
REIS, F. S. A Tensão entre Rigor e Intuição no Ensino de Cálculo e Análise: a visão de professores-pesquisadores e autores de livros didáticos. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo. ISSN 2237-9657
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
No se cobrarán tasas de envío, procesamiento y publicación de los trabajos enviados a la revista, ni el registro del DOI en la Crossref.
Los autores mantienen sus derechos de autor y conceden a la revista el derecho a la primera publicación del trabajo, simultáneamente licenciada bajo una licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Licencia Internacional CC BY, que permite que otros compartan el trabajo con un reconocimiento de la autoría del mismo y publicación inicial en esta revista.
La revista GeoGebra incentiva a que sus autores registren sus trabajos en sistemas orientados a la gestión de información y comunicación de investigadores, tales como Academia.edu, Mendeley, ResearchGate etc.