Construindo uma pirâmide utilizando o GeoGebra 3D e a Realidade Aumentada no smartphone: uma proposta de mediação pedagógica para Geometria Espacial no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i3p115-16Palabras clave:
GeoGebra 3D, Realidade Aumentada, Geometria EspacialResumen
O presente trabalho tem por objetivo apresentar a construção de uma pirâmide utilizando as ferramentas tecnológicas GeoGebra 3D e Realidade Aumentada como uma possibilidade de mediação pedagógica em aulas de Geometria Espacial no Ensino Médio. A metodologia da pesquisa foi baseada em atividades exploratórias envolvendo a utilização das referidas ferramentas tecnológicas na construção de sólidos geométricos, sendo que alunos do Ensino Médio puderam construir, manusear, interagir, debater e observar particularidades dos sólidos geométricos estudados em seus smartphones. Como resultados da pesquisa, observou-se o potencial da utilização de ferramentas tecnológicas para a facilitação da visualização de sólidos geométricos em três dimensões, bem como a compreensão sobre as especificidades e propriedades inerentes aos referidos sólidos geométricos.
Descargas
Métricas
Citas
AMORIM, S. L. G. A utilização integrada da Realidade Aumentada com o Software GeoGebra na perspectiva da aprendizagem móvel de Geometria Espacial. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto. Ouro Preto, 2023.
AMORIM, S. L. G.; REIS, F. S.; FERREIRA, N. S. A utilização integrada da Realidade Aumentada no Software GeoGebra por meio de dispositivos móveis para a aprendizagem de Geometria Espacial no Ensino Médio. Vidya, v. 44, n. 1, p. 211-230, 2024.
BATISTA, C. C.; PAULO, R. M.; EUFRÁSIO, N. P. L. O Ensino de Geometria Espacial com Realidade Aumentada: contribuições de um estudo de aula. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 12, n. 29, p. 100-118, 2023.
DUARTE, C.; ALVES, R. S.; MONTOITO, R. Ensino e aprendizagem dos sólidos geométricos: uma abordagem com Realidade Aumentada. Vidya, v. 43, n. 1, p. 147-161, 2023.
MACEDO, A. C.; SILVA, J. A.; BURIOL, T. M. Usando smartphone e Realidade Aumentada para estudar Geometria Espacial. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 14, n. 2, p. 1-10, 2016.
MENEGAIS, D. A. N. F.; FERREIRA, V. L. D.; FAGUNDES, D. S.; PENHA, J. T. A utilização das tecnologias digitais no ensino e aprendizagem de Geometria Espacial: a percepção dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Cadernos do Aplicação, v. 35, n. 1, p. 1-13, 2022.
SCALABRIN, A. M. M. O.; MUSSATO, S. Geometria Espacial com o Software GeoGebra: uma proposta de atividades investigativas para o ensino de pirâmides. Boletim do Museu Integrado de Roraima, v. 13, n. 1, p. 123-145, 2020.
SOUZA, G. M. F. Uso do GeoGebra 3D no ensino de Geometria Espacial. 54f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo. ISSN 2237-9657
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
No se cobrarán tasas de envío, procesamiento y publicación de los trabajos enviados a la revista, ni el registro del DOI en la Crossref.
Los autores mantienen sus derechos de autor y conceden a la revista el derecho a la primera publicación del trabajo, simultáneamente licenciada bajo una licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Licencia Internacional CC BY, que permite que otros compartan el trabajo con un reconocimiento de la autoría del mismo y publicación inicial en esta revista.
La revista GeoGebra incentiva a que sus autores registren sus trabajos en sistemas orientados a la gestión de información y comunicación de investigadores, tales como Academia.edu, Mendeley, ResearchGate etc.