Construindo uma pirâmide utilizando o GeoGebra 3D e a Realidade Aumentada no smartphone: uma proposta de mediação pedagógica para Geometria Espacial no Ensino Médio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i3p115-16

Palabras clave:

GeoGebra 3D, Realidade Aumentada, Geometria Espacial

Resumen

O presente trabalho tem por objetivo apresentar a construção de uma pirâmide utilizando as ferramentas tecnológicas GeoGebra 3D e Realidade Aumentada como uma possibilidade de mediação pedagógica em aulas de Geometria Espacial no Ensino Médio. A metodologia da pesquisa foi baseada em atividades exploratórias envolvendo a utilização das referidas ferramentas tecnológicas na construção de sólidos geométricos, sendo que alunos do Ensino Médio puderam construir, manusear, interagir, debater e observar particularidades dos sólidos geométricos estudados em seus smartphones. Como resultados da pesquisa, observou-se o potencial da utilização de ferramentas tecnológicas para a facilitação da visualização de sólidos geométricos em três dimensões, bem como a compreensão sobre as especificidades e propriedades inerentes aos referidos sólidos geométricos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Frederico da Silva Reis, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Departamento de Matemática - Área de Educação Matemática

Citas

AMORIM, S. L. G. A utilização integrada da Realidade Aumentada com o Software GeoGebra na perspectiva da aprendizagem móvel de Geometria Espacial. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto. Ouro Preto, 2023.

AMORIM, S. L. G.; REIS, F. S.; FERREIRA, N. S. A utilização integrada da Realidade Aumentada no Software GeoGebra por meio de dispositivos móveis para a aprendizagem de Geometria Espacial no Ensino Médio. Vidya, v. 44, n. 1, p. 211-230, 2024.

BATISTA, C. C.; PAULO, R. M.; EUFRÁSIO, N. P. L. O Ensino de Geometria Espacial com Realidade Aumentada: contribuições de um estudo de aula. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 12, n. 29, p. 100-118, 2023.

DUARTE, C.; ALVES, R. S.; MONTOITO, R. Ensino e aprendizagem dos sólidos geométricos: uma abordagem com Realidade Aumentada. Vidya, v. 43, n. 1, p. 147-161, 2023.

MACEDO, A. C.; SILVA, J. A.; BURIOL, T. M. Usando smartphone e Realidade Aumentada para estudar Geometria Espacial. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 14, n. 2, p. 1-10, 2016.

MENEGAIS, D. A. N. F.; FERREIRA, V. L. D.; FAGUNDES, D. S.; PENHA, J. T. A utilização das tecnologias digitais no ensino e aprendizagem de Geometria Espacial: a percepção dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Cadernos do Aplicação, v. 35, n. 1, p. 1-13, 2022.

SCALABRIN, A. M. M. O.; MUSSATO, S. Geometria Espacial com o Software GeoGebra: uma proposta de atividades investigativas para o ensino de pirâmides. Boletim do Museu Integrado de Roraima, v. 13, n. 1, p. 123-145, 2020.

SOUZA, G. M. F. Uso do GeoGebra 3D no ensino de Geometria Espacial. 54f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2017.

Publicado

2024-11-18

Cómo citar

Amorim, S. L. G. de, Reis, F. da S., & Ferreira, N. S. . (2024). Construindo uma pirâmide utilizando o GeoGebra 3D e a Realidade Aumentada no smartphone: uma proposta de mediação pedagógica para Geometria Espacial no Ensino Médio. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo. ISSN 2237-9657, 13(3), 155–168. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i3p115-16

Número

Sección

Propuestas de acción