Análise e avaliação de um produto educacional para o ensino de correlação linear e regressão linear simples com o GeoGebra por meio da idoneidade mediacional
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2025.v14i1p145-164Palabras clave:
produto educacional, correlação linear, idoneidade didática, regressão linear, idoneidade mediacionalResumen
Este artigo é parte de uma pesquisa de pós-doutorado, desenvolvido com foco na formação de professores que ensinam Probabilidade e Estatística. Neste recorte, o objetivo foi analisar e avaliar a idoneidade mediacional de um produto educacional proposto para o ensino de correlação linear e regressão linear simples com o GeoGebra. Com aporte nos critérios de idoneidade mediacional, o estudo seguiu uma abordagem qualitativa, sob a perspectiva da pesquisa translacional. Os resultados evidenciaram que o produto educacional analisado apresenta uma tentativa de integrar GeoGebra como meio para promover a aprendizagem, que está centrada na exposição de conteúdo. Ao analisar essa estrutura, avaliou-se que há restrições de fragmentações para tal integração. A fim de refletir sobre possiblidades de integrar o GeoGebra como recurso para o ensino de correlação linear e regressão linear simples, este estudo traz sugestões e propõe reorganizações na estrutura analisada.
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