Apropriação inventiva do GeoGebra: O fazer matemático na interação entre professores e ambiente dinâmico
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2025.v14i2p087-103Palabras clave:
ambiente de geometria dinâmica; regressão linear; gênese instrumentalResumen
Este artigo investiga de que modo o uso inventivo do GeoGebra pode alterar o fazer matemático a partir da análise da resolução de um problema geométrico da 19º Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas por professores de Matemática. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi orientada pelas lentes da Gênese Instrumental e das potencialidades dos ambientes de geometria dinâmica. A metodologia qualitativa adotada envolveu a gravação em áudio e vídeo e análise das interações dos participantes com o GeoGebra. O estudo evidenciou momentos de instrumentalização de ferramentas, reorganizações cognitivas, reconstrução e construção de novos conhecimentos matemáticos. A atividade proposta promoveu a construção de uma figura geométrica dinâmica, exploração de relações entre área e função afim e culminou na construção de uma função por partes via regressão linear. Os resultados apontam que propostas alinhadas ao uso criativo do GeoGebra podem gerar um ambiente epistêmico de aprendizagem, no qual os participantes desenvolvem estratégias próprias e transformam conceitos matemáticos.
Citas
Arzarello, F., Olivero, F., Paola, D., & Robutti, O. (2002). A cognitive analysis of dragging practises in Cabri environments. Zentralblatt Für Didaktik Der Mathematik, 34(3), 66–72. https://doi.org/10.1007/BF02655708
Battista, M. (2007). The development of geometrical and spatial thinking. Em Second Handbook of Research on Mathematics Teaching and Learning (p. 843–908).
De Bock, D., Verschaffel, L., Janssens, D., Puig, L., & Gutiérrez, A. (1996, janeiro 1). The illusion of linearity: A persistent obstacle in pupils’ thinking about problems involving length and area of similar plane figures. Em Proceedings of the 20th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (Vol. 2). Universitat de València, Dept. de Didàctica de la Matemàtica; Valencia, Spain.
IMPA. (2025). Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. http://www.obmep.org.br/provas.htm
Papert, S. M. (1985). Logo: Computadores e educação. Brasiliense.
Piaget, J. (1995). Abstração reflexionante: Relações lógico-aritméticas e ordem das relações espaciais (Fernando Becker & Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, Trads.). Artes Médicas.
Rabardel, P. (1995). Les hommes et les technologies; approche cognitive des instruments contemporains. Armand Colin. https://hal.science/hal-01017462
Roberts, D. L., Leung, A. Y. L., & Lins, A. F. (2013). From the Slate to the Web: Technology in the Mathematics Curriculum. Em M. A. Clements, A. J. Bishop, C. Keitel, J. Kilpatrick, & F. K. S. Leung (Orgs.), Third International Handbook of Mathematics Education (p. 525–547). Springer New York. https://doi.org/10.1007/978-1-4614-4684-2_17
Salin, E. B. (2014). Matemática dinâmica: Uma abordagem para o ensino de funções afim e quadrática a partir de situações geométricas. https://lume.ufrgs.br/handle/10183/108425
Sinclair, N., & Robutti, O. (2013). Technology and the Role of Proof: The Case of Dynamic Geometry. Em M. A. Clements, A. J. Bishop, C. Keitel, J. Kilpatrick, & F. K. S. Leung (Orgs.), Third International Handbook of Mathematics Education (p. 571–596). Springer New York. https://doi.org/10.1007/978-1-4614-4684-2_19
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo. ISSN 2237-9657

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
No se cobrarán tasas de envío, procesamiento y publicación de los trabajos enviados a la revista, ni el registro del DOI en la Crossref.
Los autores mantienen sus derechos de autor y conceden a la revista el derecho a la primera publicación del trabajo, simultáneamente licenciada bajo una licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Licencia Internacional CC BY, que permite que otros compartan el trabajo con un reconocimiento de la autoría del mismo y publicación inicial en esta revista.
La revista GeoGebra incentiva a que sus autores registren sus trabajos en sistemas orientados a la gestión de información y comunicación de investigadores, tales como Academia.edu, Mendeley, ResearchGate etc.
10.23925