GeoGebra Classroom: Contribuições para a Aprendizagem Colaborativa de Geometria Dinâmica
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2025.v14i2p123-144Palavras-chave:
GeoGebra Classroom, Aprendizagem Colaborativa, Geometria DinâmicaResumo
Este artigo, , recorte de uma pesquisa mais ampla desenvolvida no âmbito de uma tese de doutorado, explora o uso do GeoGebra Classroom como uma ferramenta poderosa para a aprendizagem colaborativa de geometria dinâmica. A pesquisa fundamenta-se em dados coletados de estudos que analisam interações sociais síncronas em ambientes virtuais de aprendizagem, destacando como o GeoGebra pode potencializar a construção conjunta de conhecimento. Por meio da análise de atividades práticas e da interação social síncrona entre os participantes, discutimos o impacto do GeoGebra na Educação Matemática, enfocando a colaboração e a construção de argumentos matemáticos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que evidenciou como a aprendizagem colaborativa de matemática foi construída por meio das interações sociais síncronas proporcionadas pelo GeoGebra Classroom associado a um ambiente de videoconferência.
Referências
Bolt, B. (1994). Matemáquinas: O ponto de encontro da Matemática com a tecnologia. Lisboa, Portugal: Gradiva.
Dillenbourg, P.; Schneider, D. (1995). Collaborative learning and the Internet. Proceedings of the International Conference on Computer Assisted Instruction (ICCAI), Hsinchu, Taiwan, 7-10.
Gomes, A. S.; Gomes, C. R. A. (2020). Estrutura do Método científico: Por uma epistemologia da Informática na Educação. In: JAQUES, P. A.; PIMENTEL, M.; SIQUEIRA; S.; BITTENCOURT, I. (Org.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Concepção de Pesquisa. Porto Alegre: SBC, 2020. (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 1). Disponível em: https://metodologia.ceie-br.org/livro-1/. Acesso em: 05 de out. 2025.
Öner, D. (2008). Supporting students’ participation in authentic proof activities in computer-supported collaborative learning (CSCL) environments. Computer Supported Learning, 3, 343–359. DOI: https://doi.org/10.1007/s11412-008-9043-7
Stahl, G. (2006). Group cognition: Computer support for building collaborative knowledge. Cambridge, MA: MIT Press.
Stahl, G. (2013). Theories of Collaborative Cognition: Foundations for CSCL and CSCW Together. In: Computer-Supported Collaborative Learning at the Workplace (pp. 43-63), CSCL Series, Vol 14, Springer. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4614-1740-8
Stahl, G. (2023). Mathematical group cognition in the Anthropocene. In: M. Danesi & D. Martinovic (eds) Learning and Teaching Mathematics Today: Cognitive Science, Technological and Semantic Perspectives. New York: Springer, in the series Mathematics in Mind. Disponível em: http://GerryStahl.net/pub/anthro.pdf Acesso em: 04 de mar. 2025.
Takaci, D., Stankov, S., & Milanovic, S. (2015). Efficiency of learning environment using GeoGebra when calculus contents are learned in collaborative groups. Comput Educ., 82, pp. 421-431. DOI: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2014.12.002
Vízek, L., Samková, L., & Star, J. R. (2023). Investigating how lower secondary school students reason about quadrilaterals emerging in dynamic constructions. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, 1–20. DOI: https://doi.org/10.1080/0020739X.2023.2255184
Vygotsky, L. S. (1978). Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes. Cambridge, MA: Harvard University Press.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.
A revista GeoGebra incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.
10.23925