Função seno - uma experiência com o software GeoGebra na formação de professores de Matemática

Autores/as

  • Loreni Aparecida Ferreira Baldini FAP-Faculdade de Apucarana
  • Marcia Cristina de Costa Trindade Cyrino UEL - Universiade Estadual de Londrina

Palabras clave:

Formação de Professores de Matemática, GeoGebra, Função seno, Educação Matemática.

Resumen

Resumo

Neste artigo discutimos como professores de Matemática da Educação Básica lidam com questões conceituais da função seno utilizando o GeoGebra. Trata-se de uma pesquisa experimental em que analisamos negociações de significados ocorridas quando da utilização do software GeoGebra, em uma perspectiva investigativa, por professores de Matemática em um curso de formação continuada. Da análise identificamos significados atribuídos por professores para os parâmetros da função seno, , com , para as transformações dos gráficos e para as implicações no domínio, imagem e período das funções decorrentes de alterações nos seus parâmetros. Os professores manifestaram a importância do GeoGebra para compreensão e para elaboração de tarefas investigativas a serem utilizadas em sala de aula.

Abstract

In this paper we discuss how Mathematics teachers of Basic Education deal with conceptual issues of the sine function using Geogebra. This is an experimental research in which we analyze negotiations of meanings occurred when using software Geogebra, in an investigative perspective, for Mathematics teachers in-service training course. From the analysis we identified meanings assigned by teachers for the parameters of the sine function , with for the transformations of the graphs and the implications in the domain, image and period of the functions arising from the changing in its parameters. The teachers expressed the importance of Geogebra for the understanding and for the preparation of investigative tasks to be used in the classroom.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Loreni Aparecida Ferreira Baldini, FAP-Faculdade de Apucarana

Professora do Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública Estadual do Paraná e da FAP – Faculdade de Apucarana – PR/Brasil. Doutoranda do curso de Ensino de Ciências e Educação Matemática do Programa de Pós-Graduação da UEL - Universidade Estadual de Londrina - PR. Linha de Pesquisa Formação de Professores.

Publicado

2012-03-15

Cómo citar

Baldini, L. A. F., & Cyrino, M. C. de C. T. (2012). Função seno - uma experiência com o software GeoGebra na formação de professores de Matemática. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo. ISSN 2237-9657, 1(1), CL - CLXIV. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/8292