A utilização do GeoGebra no processo de ensino e aprendizagem da integral: uma articulação entre a pesquisa e a docência
Palabras clave:
Processo de ensino e aprendizagem de cálculo, integral, geogebraResumen
O objetivo deste trabalho consiste em analisar uma atividade de cálculo elaborada tomando como ponto de partida problemas geradores abordados a partir de uma construção realizada com a utilização do geogebra. Essa atividade está centrada no conceito intuitivo de integral definida. Para a elaboração da atividade realizamos um estudo prévio sobre o processo de ensino e aprendizagem do cálculo, particularmente da integral, no ensino superior. As quatro etapas da engenharia didática serviram de base para a elaboração, execução e análise da atividade desenvolvida com os estudantes do primeiro ano do curso de sistemas de informação. Uma das conclusões que chegamos se refere à relevância da articulação entre a docência e a pesquisa para a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem da matemática universitária.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
No se cobrarán tasas de envío, procesamiento y publicación de los trabajos enviados a la revista, ni el registro del DOI en la Crossref.
Los autores mantienen sus derechos de autor y conceden a la revista el derecho a la primera publicación del trabajo, simultáneamente licenciada bajo una licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Licencia Internacional CC BY, que permite que otros compartan el trabajo con un reconocimiento de la autoría del mismo y publicación inicial en esta revista.
La revista GeoGebra incentiva a que sus autores registren sus trabajos en sistemas orientados a la gestión de información y comunicación de investigadores, tales como Academia.edu, Mendeley, ResearchGate etc.