Provocação de situações de aprendizagem em cálculo com o apoio do GeoGebra

Autores/as

  • Magda Leyser Universidade Luterana do Brail
  • Ana Regina Gregory Brunet Universidade Luterana do Brasil – ULBRA – FAPA
  • José Carlos Pinto Leivas Centro Universitário Franciscano – UNIFRA
  • Rosvita Fuelber Franke Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Palabras clave:

Situações de Aprendizagem, Função, Geometria Dinâmica.

Resumen

Este relato é um recorte de uma pesquisa qualitativa desenvolvida pelos autores e consiste em uma reflexão sobre uma oficina. O objetivo da oficina foi partir do conceito prévio de função dos envolvidos e aprimorá-lo por suas representações gráficas. Na oficina foram propostas atividades com lápis e papel para serem utilizados nas representações, bem como fazer uso das ferramentas do GeoGebra, a fim de provocar desequilíbrio na concepção de representação de gráficos entre os participantes. Concluímos que a oficina proporcionou uma reconstrução do conceito de função, estabelecendo importância não somente à lei de definição, mas também ao domínio. O GeoGebra se constituiu em um apoio para que a estratégia de ensino utilizada na oficina atingisse as expectativas quanto à representação gráfica de função.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Magda Leyser, Universidade Luterana do Brail

Profa. curso de Matemática.

Ana Regina Gregory Brunet, Universidade Luterana do Brasil – ULBRA – FAPA

Profa. curso de Matemática

José Carlos Pinto Leivas, Centro Universitário Franciscano – UNIFRA

Rosvita Fuelber Franke, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Professora do Curso de Matemática.

Publicado

2012-05-30

Cómo citar

Leyser, M., Brunet, A. R. G., Leivas, J. C. P., & Franke, R. F. (2012). Provocação de situações de aprendizagem em cálculo com o apoio do GeoGebra. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo. ISSN 2237-9657, 1(1), CCCXXIII - CCCXXXV. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/9693