Análise da proposta de um curso de capacitação em GeoGebra para professores de Matemática da rede pública de ensino oferecido de forma remota

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2022.v11i2p037-060

Palavras-chave:

Ensino de Geometria, Formação de Professores, GeoGebra

Resumo

Esse trabalho traz considerações sobre um minicurso oferecido para professores de Matemática da rede pública de ensino. O minicurso compõe um projeto de extensão que foi aprovado no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET-MG, cujo título é Curso de Capacitação em GeoGebra, e se trata de um trabalho colaborativo entre cinco professores de Matemática da Educação Básica Técnica e Tecnológica da referida Instituição, todos lotados no Departamento de Matemática do Campus Nova Gameleira, em Belo Horizonte, sendo que cada professor ofereceu um minicurso num módulo desse Curso de Capacitação. Esse artigo apresenta um dos minicursos, intitulado Geometria no GeoGebra – Polígonos e Sólidos Geométricos e foi oferecido de forma remota, por meio de atividades assíncronas, no período de agosto a dezembro de 2020, para três turmas diferentes. Como atividades assíncronas foram disponibilizados seis vídeos que seriam assistidos pelos participantes e, ao final, teriam que enviar um plano de aula como conclusão do minicurso. A carga horária do minicurso foi de 200 minutos semanais, incluindo o tempo para assistir os vídeos e elaborar a atividade de conclusão.

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Biografia do Autor

Yara Patrícia Barral de Queiroz Guimarães, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL / Docente do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET-MG.

Wagner Barbosa de Lima Palanch, Universidade Cruzeiro do Sul

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL.

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Publicado

2022-06-07

Como Citar

Guimarães, Y. P. B. de Q., & Palanch, W. B. de L. (2022). Análise da proposta de um curso de capacitação em GeoGebra para professores de Matemática da rede pública de ensino oferecido de forma remota. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 11(1), 037–060. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2022.v11i2p037-060

Edição

Seção

Artigos