Proposições ao ensino de Geometria: uma proposta de sequência didática para o estudo de Cônicas utilizando o GeoGebra

Autores

  • Francisco Jose Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará https://orcid.org/0000-0001-5758-5159
  • Elisama Costa Tomaz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2022.v11i1p061-084

Palavras-chave:

ensino, aprendizagem geométrica, formação docente

Resumo

Este trabalho constitui-se em uma proposta teórica que tem por finalidade apresentar e descrever um caminho para o ensino de cônicas, por meio do GeoGebra, na perspectiva de desenvolvimento do pensamento geométrico espacial de alunos do Ensino Médio, melhorando a visualização de conceitos e objetos matemáticos. Trata-se de um estudo que se apoiou em pressupostos da pesquisa qualitativa que, inicialmente, tomou a revisão de literatura como caminho para aproximar-se de aportes teóricos que fundamentam o estudo. Em seguida, a partir da Engenharia Didática, foram construídas sequências didáticas pautadas nas etapas Análise Prévia e Análise a Priori. Para a construção da proposta, a utilização de tecnologias e software de geometria dinâmica foram indispensáveis visando à superação de dificuldades de visualização e melhor compreensão de conteúdos de Geometria, a fim de lidar com situações do cotidiano. As discussões e reflexões mostram-se relevantes, no sentido de propor alternativas para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem de cônicas na Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Francisco Jose Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutorado em Educação (UNIMEP). Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (UFC). Especialização em Metodologias do Ensino Fundamental (UVA) e em Gestão Escolar (UDESC). Licenciaatura em Matemática (IFCE campus Cedro) e em Pedagogia (UVA). Professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro. Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem. 

Elisama Costa Tomaz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Licencianda em Matemática pelo IFCE campus Cedro. Membro do Grupo Interdiciplinar de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem (GIPEA)

Referências

AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

BENNEMANN M., ALLEVATO N.S.G. Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação nas aulas de Matemática na perspectiva da Educação Matemática Crítica. Revista de Ensino de Ciências e Matemática – ULBRA. v. 16, n. 3 (2014).

BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática na Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: MEC/CNE, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF _110518_ versaofinal_site.pdf. Acesso em: 12 fev. 2021.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997, Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/ pdf/livro01.pdf. Acesso em: 10 fev 2021.

D’AMBROSIO, U. Da realidade à ação: Da realidade à ação reflexões sobre educação (e) matemática. São Paulo: Summus Editorial, 1986.

DANTE, L. Matemática: contexto e aplicações. 2. ed. São Paulo: Ática, 2013.

DIAS. M. S. S. Resolução de problemas geométricos no GeoGebra. Revistas Eletrônicas da PUC-SP. v.1. n.1. São Paulo. 2012.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. [Tradução e organização: Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro]. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2004.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. - São Paulo: Atlas, 2008.

HENRIQUE M. P. BAIRRAL M. A. Retas que se cortam e dedos que se movem com dispositivos de geometria dinâmica. Educação Matemática Pesquisa. v. 21, n. 1 (2019).

IEZZI, G. Fundamentos da Matemática Elementar. 5. ed. São Paulo: Atual, 2005.

LEONARDO, F. M. Conexões com a matemática. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2013.

LOPES, E. M. C.; SOUZA JUNIOR, A. J. Ensinar e aprender geometria analítica com tecnologias digitais por meio de um trabalho colaborativo. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 2, p. 66-79, 2019.

LOPES. S. P. Uma sequência didática para o ensino de parábola enquanto lugar geométrico. Dissertação (Mestrado) - PUC- SP. São Paulo, 2014. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/11008 Acesso em: 22 de abr de 2021.

MENEZES, L. C. de. Matemática em todas as disciplinas. Revista Nova Escola, São Paulo, edição 215, set. 2008.

NASCIMENTO F., GOMES N. D. C, CASTRO E. Geometria Analítica com uso do software GeoGebra: Experiências vivenciadas no contexto escolar. Portal de Periódicos da Faculdade de Letras - UFMG. n. 1, v. 4. 2015.

NEVES, J. Distância entre dois pontos; Educa Mais Brasil. Disponível em: https://www. educamaisbrasil.com.br/enem/matematica/distancia-entre-dois-pontos. Acesso em 23 de abril de 2021.

PAIS, L C. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

PAVANELLO, R. M. O abandono do ensino da Geometria no Brasil: causas e consequências. Zetetiké. v. 1, n. 1, p. 7-17, 1993.

SILVA R. S., BIANCHINIU B. L. Equação da reta: uma proposta de atividades para o Ensino Médio a partir de conversões de registros de representação semiótica com o uso. Revista de Produção Discente em Educação Matemática. v. 3, n. 2. 2014.

SILVA, M. B. Secções Cônicas: atividades com Geometria Dinâmica com base no Currículo do Estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/ article/view/34778. Acesso em: 25 setembro de 2019.

SILVA, L. P. M. O que é plano cartesiano? Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br /o-que-e/matematica/o-que-e-plano-cartesiano.htm. Acesso em 23 de abril de 2021.

SILVEIRA A. P. R. O GeoGebra como ferramenta de apoio para aprendizagem significativa da Geometria. Revista de Produção Discente em Educação Matemática. v. 7, n. 1 (2018).

VALENTE, J. A; ALMEIDA, F. J. Visão analítica da informática na educação no Brasil: a questão da formação do professor. Revista Brasileira de Informática na Educação, Florianópolis, v. 1, 1997.

VIANA O. A., BOIAGO C. E. P. Registros de representação semiótica em atividades de desenho geométrico no GeoGebra. Revista Matemática de Educação Eletrônica. v. 10, n. 1 2015.

ZABALA, A. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: ARTMED, 1998.

Downloads

Publicado

2022-06-07

Como Citar

Lima, F. J., & Tomaz, E. C. (2022). Proposições ao ensino de Geometria: uma proposta de sequência didática para o estudo de Cônicas utilizando o GeoGebra. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 11(1), 061–084. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2022.v11i1p061-084

Edição

Seção

Artigos