Reconfiguração de polígonos para determinar a medida de sua área com uso do Software GeoGebra
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2021.v10i2p089-104Palavras-chave:
Reconfiguração, apreensão, medição de áreas, geometria, GeoGebraResumo
Baseado na operação de reconfiguração que Duval (1994) propõe para o cálculo da medida da área de uma figura, este artigo apresenta uma proposta para abordar a reconfiguração de figuras bidimensionais usando o software GeoGebra. A fim de mostrar a relevância da proposta no ensino da Geometria, é apresentado um estudo com um grupo de alunos da sexta série do ensino fundamental (entre 11 e 12 anos de idade). Os resultados mostram o potencial do software para o reconhecimento de figuras com a mesma área, o uso da reconfiguração como uma operação que permite modificar uma figura em outro trabalho colaborativo e a motivação para a matemática. Conclui-se que a proposta é uma contribuição valiosa para o ensino de áreas em Geometria.
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