O uso do GeoGebra para a composição e decomposição de figuras geométricas: uma experiência com os alunos da 8ª classe no contexto angolano.

Autores

  • José Makiadi Professor de Matemática no Ensino Geral em Angola
  • Kengana Sebastião Escola Superior Pedagógica do Bengo
  • Astrigilda Silveira Universidade de Cabo Verde
  • José Manuel Dos Santos Dos Santos Instituto GeoGebra de Portugal http://www.geogebra.org.pt inED- Centro de Investigação e Inovação em Educação. ESE Politécnico do Porto http://orcid.org/0000-0002-6830-6503

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2021.v10i2p129-146

Palavras-chave:

Comunicação Matemática, Polígonos, GeoGebra

Resumo

O presente trabalho resulta de uma experiência em sala de aula, realizada com os alunos da oitava classe de uma escola situada na província do Bengo em Angola. Foi desenvolvido um estudo de natureza qualitativa com o propósito de analisar o modo como os alunos interagem com o GeoGebra numa primeira abordagem e verificar como o uso do software contribui para ajudar os alunos na composição e decomposição de polígonos, bem como a sua classificação quanto aos números de lados. Simultaneamente, pretendeu-se investigar como os alunos comunicam as suas ideias matemáticas, no contexto da construção de figuras geométricas, através da orquestração da aula promovida pelo professor com recurso ao uso deste software. Os resultados mostraram que os alunos conseguiram construir e consolidar conceitos associados ao tema, assim como desenvolver estratégias de comunicação em aula.

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Publicado

2021-12-27

Como Citar

Makiadi Adão, J., André João, K. S., Pires Rocha Silveira, A., & Dos Santos, J. M. D. S. (2021). O uso do GeoGebra para a composição e decomposição de figuras geométricas: uma experiência com os alunos da 8ª classe no contexto angolano. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 10(2), 129–146. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2021.v10i2p129-146

Edição

Seção

Artigos