Conjunto de applets do Geogebra para o Ensino de Frações no Ensino Fundamental I
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i1p078-089Palavras-chave:
ensino de frações; tecnologias digitais; GeogebraResumo
Neste artigo apresentamos um conjunto de applets concebidos para subsidiar o livro de frações produzido pelo projeto Livro Aberto (https://umlivroaberto.org/ ) para o Ensino Fundamental I. Procuraremos destacar como estes recursos digitais complementam e potencializam as diferentes estratégias pedagógicas tradicionalmente sugeridas para o ensino de frações
Downloads
Metrics
Referências
IGLIORI, S. B. C.; MARANHÃO, M. C. S.A. Registros de Representação e Números Racionais. In: MACHADO, S. D. A. Aprendizagem em Matemática. Registros de Representação Semiótica. São Paulo, Papirus, 2003.
MAIA, D. Estado da Arte de Pesquisas sobre o Ensino e a Aprendizagem dos Números Racionais no Brasil (1997 – 2021): um olhar sobre materiais e tecnologias. Tese de doutorado em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2022.
RANGEL, L.; SIMAS, F. B. Um Livro aberto para a Matemática. Revista Ciência Hoje. 2021. Disponível em: https://cienciahoje.org.br/artigo/um-livro-aberto-para-a- matematica/. Acesso em: 26 de julho de 2022.
RIPOLL, C. C. et al., Frações no Ensino Fundamental: volume 1. Rio de janeiro: Projeto Livro Aberto 2019. Disponível em: https://umlivroaberto.org/producao/fracoes/. Acesso em: 26 de julho de 2022.
SARAMA, J.; CLEMENTS, D. H. ‘Concrete’ computer manipulatives in mathematics education. Child Development Perspectives, v.3 n. 3: p.145–150. 2009.
SIEGLER, ROBERT S. et al. Fractions: The new Frontier for Theories of Numerical Development. Trends in Cognitive Sciences, bn. 7, n.1, pp.13-19, 2013. doi: 10.1016/j.tics.2012.11.004
SINGER, F. M. (2007). Beyond conceptual change: Using representations to integrate domain-specific structural models in learning mathematics. Mind, Brain, and Education, 1(2), 84-97. https://doi.org/10.1111/j.1751-228X.2007.00009.x
YURNIWATI; HARTANTI, P.; JACQUILINE, S. Comparing Virtual and Concrete Manipulative on 5th Grades Students in Fraction Performance AIP Conference Proceedings 2479, 020025, 2022.
ZERO, B. de M.; OLIVEIRA, P. C.; D`ALESSANDRO NETO, R.. Conhecimento matemático para o ensino através do Estado da Arte envolvendo Números Racionais em pesquisas brasileiras. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 2, n.1, p. 1-23, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.
A revista GeoGebra incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.